Tuma propõe identificação de comprador de aparelho de escuta telefônica
O Senado começará a examinar, neste mês, projeto do senador Romeu Tuma (PTB-SP) que obriga os fabricantes de equipamentos de escuta e monitoramento telefônicos a comunicarem à Polícia Federal os nomes e outros dados de quem compra tais aparelhos.
Na opinião de Tuma, é importante que o governo controle a distribuição de tais equipamentos. O PLS 741/07 será analisado pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - nesta última, receberá decisão terminativa.
A proposta preserva a liberdade das empresas para anunciar e vender seus produtos. Atualmente, esses equipamentos são comercializados por meio de anúncios veiculados na imprensa e pela Internet. Em vários sites, é possível conhecer diversos modelos, inclusive um que consegue monitorar e fazer escuta de até 128 telefones ao mesmo tempo. Também estão à venda equipamentos que, além de "grampear" telefone fixo, podem fazer escuta de ligação de celular. Entre outras informações, os fabricantes divulgam que seus aparelhos são usados por polícias civis e militares de vários estados.
01/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CFC adia investigação de escuta telefônica
Freire condena escuta telefônica
Corregedor já tem relatório preliminar da PF sobre caso da escuta telefônica
Suassuna pede mais rigor para escuta telefônica
Venda de equipamentos de escuta telefônica deverá ser comunicada à Polícia Federal
CFC investiga contratos do Ministério da Saúde e supostas atividades de escuta telefônica