Turismo reivindica benefícios do programa Brasil Melhor
O setor hoteleiro está reivindicando o mesmo tratamento dispensado às indústrias têxtil, de móveis e de tecnologia da informação no pacote em defesa da indústria nacional anunciado na terça-feira (2). O argumento é que os hotéis, ao recepcionar turistas estrangeiros, garantem divisas ao Brasil, tanto quanto aqueles setores.
Em reunião de trabalho com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Benedito de Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (4), representantes argumentaram que o setor tem atividades intensivas em mão de obra e geradoras de divisas que também estão sendo muito prejudicadas pela valorização cambial.
Documento entregue ao senador inclui pedido para a desoneração da folha das empresas de hospedagem e alimentação das contribuições sociais e ainda a redução das alíquotas de ICMS sobre o consumo de energia, água e gás.
- O turismo receptivo [quando o Brasil recebe estrangeiros] deve ser encarado como atividade exportadora. Nada mais lógico, portanto, do que se aplicar ao setor a mesma leitura que orientou o Plano Brasil Maior - argumentou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, depois do encontro.
O objetivo da reunião foi levantar as demandas dos segmentos que formam o serviço turístico, inclusive em questões relacionadas à preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Benedito de Lira sugeriu que os pleitos sejam consolidados em documento, a partir do qual a CDR irá traçar ações de apoio. O relatório conjunto deverá ser entregue à CDR ainda na próxima semana.
- Esse encontro deve ter resultados. Meu desejo é que a comissão possa contribuir para destravar o que está emperrado, especialmente no que se relacione ao processo legislativo - disse o senador.
Alexandre Sampaio, que também integra a Câmara de Turismo da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), informou que as demandas em relação ao programa Brasil Maior haviam sido levadas no dia anterior ao ministro do Turismo, Pedro Novais.
04/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys defende melhor organização do turismo no Brasil
Marluce Pinto reivindica melhor distribuição de renda
Cabral reivindica melhor formação jurídica no país
SP lança programa de aprimoramento de educadores “Melhor Gestão, Melhor Ensino”
Turismo no Brasil é tema do Programa Agenda Econômica
Heloísa reivindica benefícios para produtores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste