Marluce Pinto reivindica melhor distribuição de renda



Ao discursar em homenagem ao Dia do Trabalho, a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) conclamou os senadores a legislarem tendo em mente a necessidade urgente de se chegar a uma justa distribuição de renda, dando a cada brasileiro seu legítimo direito individual e social. Para ela, essa luta passa pelo combate às desigualdades regionais: no Sul, a taxa de analfabetos é de 7,8%, enquanto no Nordeste é de 26,6%, exemplifica.

Segundo Marluce, os trabalhadores brasileiros aqui e lá, estejam no campo ou nas cidades, sejam técnicos ou executivos, doutores ou braçais merecem participar, com mais justiça e maiores benefícios, da mesa que distribui o bolo da riqueza nacional.

- Todos devemos nos esforçar para isso, fazendo com que o trabalhador tenha a contrapartida justa garantindo, para si e sua família, acesso ao básico para uma vida digna e feliz - disse.

Marluce reconheceu que os indicadores sociais do Brasil melhoraram nos últimos dez anos, com a mortalidade infantil caindo cerca de 20% e o analfabetismo passando de 17,2% da população para 13,3%. Mas as disparidades regionais permanecem as mesmas: 80% dos lares do Sul têm acesso à rede coletora de esgotos, enquanto nas Regiões Norte e Nordeste essa taxa é de apenas 7,5%.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que o combate às desigualdades entre os brasileiros requer a fixação do homem no campo, dando-lhe boas condições de educação e saúde. Também em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) lamentou que os governadores dos estados mais ricos não tenham aproveitado, até agora, a oportunidade de aumentar o salário mínimo nacional, concedida pelo Congresso.

02/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino defende melhor distribuição de renda

Lando defende combate ao desemprego com melhor distribuição de renda

MARLUCE PINTO ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM

JUCÁ REBATE DISCURSO DE MARLUCE PINTO

MARLUCE PINTO DEFENDE SOBERANIA DA AMAZÔNIA

MARLUCE PINTO ESCLARECE O PAPEL DOS PARLAMENTARES NA CONVOCAÇÃO