União dará garantia a operação de crédito da companhia do Gasoduto Bolívia-Brasil



A União dará garantia em operação de crédito exterior, no valor de até US$ 180 milhões, contratada entre a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Projeto de resolução autorizando a operação foi aprovado nesta quinta-feira (dia 23) pelo Plenário do Senado. A matéria segue para promulgação.

O relator da proposta, senador Wellington Roberto (PMDB-PB), destacou que o projeto de construção do gasoduto objetiva o desenvolvimento de um mercado interno para o gás natural, o que vai contribuir para diversificar a matriz energética e contemplar a crescente demanda por energia na região Centro-Sul do país. A elevação temporária dos limites de endividamento da companhia, também prevista no projeto, garantirá o financiamento de parte das obras do gasoduto.

Durante a discussão do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), apesar de votar favoravelmente ao pedido do governo, disse que foi uma "leviandade" do país contratar a compra de gás da Bolívia e construir o gasoduto sem fazer um estudo para saber claramente qual a potencialidade e a durabilidade das jazidas. Segundo ele, se informações publicadas na imprensa forem verdadeiras, várias usinas termelétricas vão ser construídas e em 10 ou 15 anos os investimentos estarão inutilizados.

23/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gasoduto Bolívia-Brasil poderá ter novo crédito de US$ 180 milhões

CAE autoriza empréstimo para gasoduto Bolívia-Brasil

CAE APROVA EMPRÉSTIMOS PARA GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA

CAE VOTA FINANCIAMENTO PARA GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA

AUTORIZADOS RECURSOS PARA GASODUTO BOLÍVIA/BRASIL

SENADO APROVA EMPRÉSTIMO PARA GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA