UNIÃO PAGARÁ PESSOAL DA COPERTRENS ATÉ O ANO 2001



O plenário do Senado concordou hoje (terça, 13) com projeto de lei, de iniciativa do presidente Fernando Henrique Cardoso, para que a União repasse R$ 45 milhões por ano, até o ano 2001, à Companhia de Trens Metropolitanos de Pernambuco (Copertrens), os quais serão usados no pagamento de pessoal e encargos trabalhistas. A Copertrens foi criada recentemente, para receber todo o sistema de trens urbanos do governo federal.

O repasse de dinheiro por quatro anos é a fórmula encontrada para que o sistema de transportes de trens de Recife passe ao governo pernambucano. Para a viabilização da transferência, o sistema recebeu recentemente financiamento do Banco Mundial de US$ 102 milhões e passou a contar com idêntica verba da União. O dinheiro vem sendo empregado na modernização e ampliação do sistema de trens urbanos de Recife. O plenário acompanhou os votosfavoráveis dos relatores do projeto, senadores Roberto Freire (PPS-PE) e José Eduardo Dutra (PT-SE)na CCJ e na CAE.

Conforme justificativa da equipe econômica do governo, o sistema só terá condições de equilibrar suas finanças depois do ano 2001, quando terminar a ampliação e modernização e estiver transportando350 mil passageiros por dia. Até lá, a União bancará os gastos com salários dos 1.625 funcionários da empresa.



13/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


UNIÃO PAGARÁ SALÁRIOS DOS METROVIÁRIOS DE FORTALEZA ATÉ ANO 2001

Comissão de Orçamento avalia contas públicas de 2001 e adverte sobre gastos com pessoal

CAE APROVA LIMITAÇÃO DOS GASTOS DA UNIÃO COM PESSOAL EM 50% DA ARRECADAÇÃO

CAE EXAMINA PROJETO QUE REDUZ EM 10% GASTOS COM PESSOAL DA UNIÃO

Ministério da Fazenda diz que despesas da União com pessoal tiveram queda

Participação do Congresso nas despesas de pessoal da União cai pelo segundo ano consecutivo