UNIFORMIZADOS OS PROCEDIMENTOS CARTORIAIS



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 15) projeto que uniformiza os procedimentos cartoriais do país, igualando a rotina dos cartórios de notas e dos cartórios de registros. Oriunda da Câmara, a matéria estende aos cartórios de notas os procedimentos utilizados pelos cartórios de registros, no que diz respeito à abertura, numeração, autenticação e encerramento dos seus livros. A matéria agora vai a sanção.
Relator da proposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) explicou que a obrigação agora inserida na Lei dos Registros Públicos deverá ser cumprida pelos cartórios não registradores (os cartórios de notas), porque eles realizam atividades correlatas e assemelhadas.
Ele informou que, no dia-a-dia dos cartórios de notas, verifica-se que alguns deles já adotam os procedimentos recomendados nesse projeto. Também disse que a aprovação da matéria dará maior uniformidade ao uso dos livros cartoriais de todo o país, proporcionando aos jurisdicionados maior segurança.

15/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior quer tornar públicos serviços cartoriais

APROVADA PENALIDADE PARA DESCUMPRIMENTO DA GRATUIDADE DOS REGISTROS CARTORIAIS

SENADO APROVA REDUÇÃO EM DESPESAS CARTORIAIS PARA CASAS DE MUTIRÃO

SENADO APROVOU NORMAS SOBRE SISTEMA DE RISCO DE CRÉDITO E TAXAS CARTORIAIS

Procedimentos de segurança

Mercadante reclama de procedimentos da CCJ