Unisc sugere alternativa para a Uergs
A Universidade de Santa Cruz (Unisc), está propondo a criação de um sub-sistema estadual de ensino superior no Rio Grande do Sul composto pela Uergs e por um programa de bolsas de estudo e crédito educativo e articulado com as universidades comunitárias do Estado. A idéia foi apresentada sexta-feira à noite pelo reitor da Universidade, Luiz Augusto Campis, na audiência do Fórum Democrático em Santa Cruz do Sul. Campis salienta que a Unisc é a favor da criação da universidade estadual mas não na forma como foi apresentada pelo governo.
Especificamente, a Unisc propôs ao governo a formatação de convênios para a utilização da experiência dos professores, dos prédios, laboratórios e bibliotecas da universidade para a formação de professores já a partir do primeiro semestre do próximo ano. A proposta inclui também a extensão do modelo às outras universidades, sendo que o governo compraria alguns cursos nas instituições, oferecendo aos estudantes, na conclusão de sua graduação, um diploma conjunto da Uergs e da instituição conveniada. Outra proposta apresentada foi a retomada de um programa de crédito educativo, porém, em bases diferentes dos já existentes.
A abertura da audiência foi realizada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi (PTB), que se disse entusiasmado com a receptividade e participação da sociedade gaúcha nas reuniões do Fórum. Participaram do encontro os deputados Onyx Lorenzoni (PFL), presidente da Comissão de Educação da Assembléia, Osmar Severo (PTB), Edson Portilho (PT), Iara Wortmann (PMDB), Luiz Fernando Schmidt (PT), Bernardo de Souza (PPS), José Gomes (PT), Jussara Cony (PCdoB), Jorge Gobbi (PSDB) e Luciana Genro (PT).
05/14/2001
Artigos Relacionados
Unisc sugere alternativa para a Uergs
Universidade eletrônica pode ser alternativa à UERGS
ERNANDES SUGERE ALTERNATIVA PARA EVITAR CONTRIBUIÇÃO DE APOSENTADOS
Reitor da UCS sugere que a Uergs se dedique ao desenvolvimento regional
Terceirização é alternativa para aumentar eficiência
Passa na CCJ alternativa para emenda à PEC dos Vereadores