USP cria programa de gestão de mídias em Mundos Virtuais



As primeiras oficinas e grupos de trabalho serão formados em agosto

A Cidade do Conhecimento anuncia a criação de um programa inédito de "Gestão de Mídias Audiovisuais" (GeMA), aprovado e certificado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O programa funcionará como uma incubadora de projetos e empreendimentos virtuais, com foco na criação de "mundos virtuais" e acontecerá em laboratórios universitários e dentro do Second Life, com patrocínios já confirmados do portal iG e do Bradesco.

O módulo inicial do "GeMA" é totalmente gratuito, com inscrições abertas a partir de 2 de junho. O objetivo é atender um público formado por jovens empreendedores, lideranças comunitárias, professores do ensino médio, técnicos e empreendedores que já atuam ou pretendem entrar no mercado do audiovisual digital. Em julho, serão selecionados 300 participantes para esse primeiro módulo da incubadora digital.

As primeiras oficinas e grupos de trabalho serão formados em agosto. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação do GeMA 2008 pelo email [email protected]  ou pelo site www.cidade.usp.br .

O programa terá uma fase inicial com reuniões e oficinas por três meses, com reuniões semanais para discussão e formulação de projetos sociais e culturais, assim como planos de negócios voltados para o empreendedorismo inovador no campo do audiovisual digital.

Além de conhecer os novos modelos de negócios, no programa os participantes poderão produzir comunidades móveis, ilhas no Second Life, games, projetos colaborativos, soluções em IPTV para o terceiro setor, produção de vídeo ou de cinema digital, assim como construções híbridas que representem novos mundos virtuais.

"O programa não funcionará como curso e sim como laboratório de produção e gestão de projetos. Quem não terminar o curso com um projeto ou plano de negócios na mão será reprovado. Os resultados serão apresentados ao mercado e ao público em novembro, por meio de uma Feira de Negócios Audiovisuais", explica o criador e coordenador do projeto, Gilson Schwartz, professor do Depto. de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP.

Para a realização do projeto, a Cidade do Conhecimento conta com o patrocínio do portal iG na curadoria dos cursos e também na doação do território virtual que será utilizado pela Cidade do Conhecimento no espaço Second Life. "Com o patrocínio, o iG pretende contribuir no desenvolvimento de pesquisas de novas tendências tecnológicas abertas pelos Mundos Virtuais. Temos certeza que o programa irá gerar muitos projetos originais e inovadores ", afirmou o diretor de Conteúdo do iG, Caíque Severo.

A KAIZEN Games apóia o projeto com a modelagem dos espaços virtuais que serão utilizados nas oficinas. "O mundo virtual do Second Life possibilita um poder de imersão grandioso e isso faz com que o ensino seja muito mais efetivo. Acreditamos que uma incubadora digital que funcionará na Mainland Brasil do Second Life venha trazer grandes experiências e projetos de sucesso para esse ambiente" afirma Maurílio Shintati, CEO da KAIZEN Games.

O Bradesco oferece espaços no Centro Cultural que construiu no Second Life e que, desde outubro de 2007, já conta com a curadoria de Gilson Schwartz e parceria com várias empresas de desenvolvimento digital. "Para o Bradesco, essa parceria entre o Centro Cultural e a Cidade do Conhecimento tem representado uma fronteira de inovação que poderá ampliar as oportunidades de criação, empreendedorismo e educação digitais", complementa o diretor de marketing do Bradesco, Luca Cavalcanti.

O principal auditório para a realização dos eventos é uma doação da Annenberg School of Communication na Universidade de Southern Califórnia, em Los Angeles. "Estamos plugados no centro mundial da produção audiovisual", comemora Schwartz, que foi convidado a assumir a posição de professor associado e manter um canal permanente de colaboração entre os parceiros da Cidade do Conhecimento e o pólo de pesquisa vizinho a Hollywood.

Outros apoiadores já confirmados do projeto são a Fundação Telefónica e agências de publicidade digital, como a Agência Click e a R.epense, responsável pelo site e pela comunicação do projeto. O processo de adesão de novos apoios ainda está em curso e permanecerá aberto, em fluxo contínuo.

O conceito de incubadora de projetos e negócios vai atender à demanda de ferramentas virtuais tanto de projetos do terceiro setor como animar investidores interessados no potencial criativo de uma rede colaborativa mediada pela USP e com a participação de profissionais de outras escolas de primeira linha que já confirmaram participam no programa "GeMA", como ESPM, PUC-SP, Casper Líbero e Mackenzie, no Brasil. Na União Européia, a Universidade Aberta da Catalunha coordena o projeto que investiga usos da telefonia celular na América Latina, coordenado no Brasil pelo diretor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz.

Da Agência USP



06/02/2008


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