Usuários devem denunciar hospitais que exigem garantias de quem tem plano de saúde
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará quer instaurar ações civis públicas contra hospitais particulares que exijam garantias financeiras dos usuários de planos de saúde. A cobrança ou exigência de caução ainda ocorre em todo Brasil, ainda que contrarie o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Código Civil e as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, a própria ANS já repassou ao MPF informações sobre hospitais paraenses que, para atender quem tem plano de saúde, exigem cheques-caução, notas promissórias ou outros títulos de crédito como garantia de pagamento da consulta, exame ou internação, caso a seguradora a qual o paciente é conveniado não pague a fatura.
Apesar das informações, o MPF quer que os próprios consumidores denunciem os estabelecimentos irregulares. De acordo com o procurador, a partir das denúncias o ministério moverá ações contra as instituições que estiverem exigindo as garantias financeiras dos clientes. A eventual ação não impedirá que o consumidor que se sentir prejudicado também mova um processo individual indenizatório.
Quem quiser fazer uma denúncia ao MPF no Pará tem até 31 de janeiro para enviá-la ao e-mail. O texto deve conter nome, endereço, CPF, local e data dos fatos, e relato resumido do problema. Nos demais estados, é possível recorrer ao Procon.
Fonte:
Agência Brasil
04/01/2011 18:44
Artigos Relacionados
Operadoras de planos de saúde devem criar ouvidorias para atender usuários
Plano de saúde e médicos e hospitais precisarão ter contrato escrito
CAE vota proibição de cobrança de caução em hospitais e clínicas para beneficiário de plano de saúde
Comissão de Educação discute crimes de informática e garantias de privacidade a usuários
Vale-cultura e dedução do IR para quem paga plano de saúde de empregada doméstica têm votações adiadas
Lançado SOS Paciente para denunciar qualidade do serviço dos planos de saúde