Vai à Câmara projeto que reserva dinheiro de loterias para atender calamidades



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (6), em segundo turno de votação, projeto que reserva percentual de 2,5% da arrecadação de todas as loterias administradas pela Caixa para fazer frente a despesas em situações de calamidade, por meio do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). Por se tratar de texto substitutivo, acolhido em decisão terminativa há a previsão regimental de duas votações. Agora a matéria seguirá para exame na Câmara dos Deputados.

O substitutivo, apresentado pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), surgiu da discussão de dois projetos que, em tramitação conjunta, sugeriam a realização de sorteio especial da Mega-Sena com a finalidade de gerar recursos para atender vítimas das enchentes ocorridas em Alagoas e Pernambuco no ano passado. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), havia sugerido a rejeição das duas propostas.

O Projeto de Lei do Senado (PLS 189/2010), do então senador João Tenório (PSDB-AL), reservava 47,37% da arrecadação de um sorteio para que o governo de Alagoas aplicasse os recursos em ações emergenciais e de reconstrução. O PLS 203/10, de Cícero Lucena (PSDB-PB), tinha como objetivo atender os governos dos dois estados, cada um com 23,68% da arrecadação de um sorteio especial.

Reestruturado em 2010, o Funcap é, por lei, abastecido com recursos na base de três cotas para União para cada cota de estado ou município. No caso de desastres, estados e municípios podem sacar até o limite de suas cotas, além da parte integralizada pela União.

Na justificação do substitutivo, Benedito de Lira revelou dúvidas sobre a capacidade operacional do fundo, ao observar que as dificuldades de estados e municípios os impedirão de integralizar suas cotas. Daí a necessidade de injetar no Funcap os recursos da loteria. O apoio ao substitutivo foi unânime, vindo inclusive de Suplicy.

O autor destacou ainda que a arrecadação da Caixa com as loterias, em 2010, foi da ordem de R$ 8 bilhões. Se a regra do seu substitutivo já vigorasse, ele disse que, desse total, seriam aportados ao fundo cerca de R$ 200 milhões nesse mesmo ano. 



06/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dinheiro de loterias pode ir também para calamidades

Projeto de Alvaro Dias destina recursos de loterias para fundo de calamidades públicas

CE examina projeto que destina prêmios não pagos de loterias a municípios atingidos por calamidades

Prêmios de loterias não resgatados podem ser destinados ao fundo para calamidades

Projeto tenta bloquear lavagem de dinheiro nas loterias da Caixa

EMÍLIA QUER AÇÃO PREVENTIVA PARA ATENDER CALAMIDADES PÚBLICAS