Valadares conclama o governo a dar aumento a servidores públicos
Valadares afirmou estar alinhado com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, em suas declarações em defesa da obrigação de o governo dar aumento aos servidores, depois que o Supremo se pronunciou nesse sentido.
- Quando ele diz esperar que as instituições da República funcionem normalmente, ele dá um recado para valer: se há uma decisão do Judiciário, ao Executivo cabe, apenas, cumpri-la.
Para o senador por Sergipe, o Brasil não vive tempos de ditadura em que o Executivo governa por decreto. O Congresso precisa fazer valer suas prerrogativas e incluir, no orçamento para 2002, previsto para chegar no final do mês, um aumento expressivo para os servidores públicos federais, afirmou.
Segundo Valadares, o governo está equivocado em sua política monetária que dá, aos bancos e ao capital internacional, lucros exorbitantes, reservando apenas sacrifícios para a população.
- Não podemos aceitar que o governo se negue a dar aumento ao servidor público porque precisa dar uma demonstração de austeridade ao mercado. Que deus é este mercado, que exige o sangue do povo brasileiro? - perguntou o senador.
Ao finalizar seu pronunciamento, Valadares afirmou que o Executivo está tomando uma atitude irresponsável ao se negar a conceder reajuste linear aos servidores públicos federais. Para ele, isso é uma afronta ao STF, que já considerou inconstitucional manter os vencimentos dos servidores congelados há tantos anos.
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
VALADARES QUER AUMENTO PARA SERVIDORES PÚBLICOS
FRANCELINO DEFENDE AUMENTO PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Orçamento assegura aumento de 5% aos servidores públicos em 2013
Plenário aprova projeto que dá aumento a servidores públicos
Governo não pode renunciar à obrigação de prestar serviços públicos, diz Valadares
VALADARES CONSIDERA INCONSTITUCIONAL AUMENTO DA CPMF PROPOSTO PELO GOVERNO