VALADARES QUER AUMENTO PARA SERVIDORES PÚBLICOS
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) pediu hoje (dia 8) que o governo federal conceda ajuste salarial aos servidores públicos federais. A seu ver, a decisão seria um "ato de justiça" do presidente Fernando Henrique Cardoso, porque o funcionalismo entra no quarto ano sem aumento salarial.
- O servidor público, que faz a máquina administrativa funcionar, tem sido colocado em segundo plano e tem sido visto como patinho feio pelo governo federal. Será que não houve perda salarial para a categoria? Mesmo com inflação baixa, se considerarmos que as taxas de energia elétrica, transporte, aluguéis e casa própria aumentaram, houve uma perda salarial considerável - argumentou.
Na opinião de Valadares, além do congelamento do salário, os servidores públicos vivem "eternamente preocupados com as ameaças de demissões que surgem diariamente". Citando informações da imprensa, ele destacou que o Ministério da Administração anunciou que serão dispensados 50 mil funcionários não-estáveis.
- Se não for possível o reajuste salarial, o governo poderia, ao menos, conceder um abono aos servidores públicos, o que seria um gesto de humanidade, afinal eles recebem um salário de fome. Também peço ao presidente Fernando Henrique que não ameaçe os funcionários com demissões, pois isso só aumenta o desespero para quem já passa por várias privações - enfatizou o senador.
O pronunciamento de Valadares foi apoiado, em apartes, pelos senadores Humberto Lucena (PMDB-PB), Josaphat Marinho (PFL-BA), José Alves (PFL-SE) e Romeu Tuma (PFL-SP).
08/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares conclama o governo a dar aumento a servidores públicos
FRANCELINO DEFENDE AUMENTO PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Orçamento assegura aumento de 5% aos servidores públicos em 2013
Plenário aprova projeto que dá aumento a servidores públicos
Valadares quer mais recursos para os municípios, mas sem aumento de imposto
Geraldo Mesquita Jr. quer aumento de 14% para servidores, com criação de fundo para habitação