Valadares critica aumento de juros bancários



O senador Antônio Carlos Valadares criticou em Plenário, nesta quarta-feira (27), o aumento dos juros bancários cobrados pelos bancos em empréstimos e financiamentos. Citando dados do Banco Central, Valadares disse que a taxa média dos juros cobrados sobre financiamentos chegou a 37,3% ao ano, representando um aumento de 3,5 pontos percentuais em relação a dezembro de 2007.

O senador alertou para a necessidade de o Congresso Nacional estabelecer limites aos elevados lucros auferidos pelas instituições financeiras no Brasil nos últimos anos. Ele considerou um "abuso" o fato de os bancos no país terem captado, em 2007, recursos a um custo de 11,5% e emprestado a taxas de 33,8% ao ano.

- O lucro é fantástico, se considerarmos que não são os bancos que produzem riqueza no chão de fábrica e nem no campo. Eles apenas lucram em cima de quem produz e de quem trabalha - disse.

Valadares questionou também a própria política de juros altos praticada pelo governo federal. Ele afirmou que a fixação de uma taxa elevada de juros básicos sufoca a economia produtiva e os consumidores, e "constitui um nó que tem de ser desatado" para que o país possa crescer a taxas adequadas.



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares destaca redução de juros e aumento de crédito nos planos do governo para a agricultura

Alvaro Dias critica aumento de juros

Jefferson Péres critica aumento de juros

Ademir Andrade critica política de aumento dos juros

Alvaro Dias critica aumento do superávit e das taxas de juros

Inácio Arruda critica aumento da taxa de juros para conter inflação