Valadares diz que diminuição do risco-país facilita investimentos externos



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que o risco do Brasil no mercado internacional, que chegou a 2.400 pontos no período anterior às eleições, está hoje em menos de 500 pontos. Tal fato, enfatizou, reflete a política severa e austera do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter a estabilidade financeira e monetária e fazer o país ficar acreditado no exterior.

Durante a quarta sessão de discussão da proposta de emenda à Constituição que trata da reforma tributária, realizada nesta terça-feira (2), o senador lembrou que, com a diminuição do chamado risco-país, estão lançadas as condições para o aumento do investimento externo, necessário para que o país volte a crescer e gerar empregos. Necessário porque a poupança interna, afirmou o senador, é reduzida e limitada.

Para Valadares, o país caminha a passos largos para ser líder em desenvolvimento na América Latina, seja no Mercosul ou na Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ele fez ainda um relato sintético dos principais pontos da reforma tributária.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou o tamanho do ministério do governo Lula, com 40 integrantes.



02/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto aprovado facilita socorro a empresas rurais em risco de falência

VALADARES DESTACA INICIATIVA QUE FACILITA ACESSO AO PRONAF

Censo revela diminuição do trabalho infantil no País

FRANCELINO DEFENDE DIMINUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA NO PAÍS

Mozarildo comemora diminuição da mortalidade infantil no país

Mais de R$ 3,5 bilhões em empréstimos externos para o país