Valadares pede ao governo que não retire recursos da saúde para o programa Fome Zero



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) fez um apelo aos ministros do Planejamento, da Fazenda e da Saúde para não retirarem verbas constitucionais e obrigatórias do setor da saúde para aplicação em programas governamentais de combate à fome. Ele propôs que o governo diminua o superávit primário de 4,25% para 4% do PIB, para custear esses programas assistenciais.

Valadares disse que 120 milhões de brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) porque não podem pagar planos particulares de saúde.

- Se forem realocados R$ 3,6 bilhões da saúde para a assistência social, muita gente vai morrer à míngua - disse.

Como relator da emenda constitucional que vinculou recursos obrigatórios para o setor de saúde, Valadares considerou uma injustiça declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmando que a Frente Parlamentar da Saúde seria formada por lobistas a serviço dos hospitais particulares.

- Posso garantir que esses parlamentares lutam pelo atendimento público da saúde há anos. São médicos, advogados e políticos comprometidos com hospitais públicos e filantrópicos, gente séria que deseja evitar que a saúde mergulhe numa crise sem precedentes - afirmou.

Valadares disse que, se o governo persistir nessa idéia, será alvo de ações nos Tribunais Superiores, uma vez que o Ministério Público já foi acionado pelo deputado Roberto Gouveia (PT-SP) e pelo ex-deputado Eduardo Jorge do PT, autor de uma das primeiras versões de emenda constitucional vinculando recursos orçamentários da área da saúde.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o governo ao invés de emprestar US$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos governos da Venezuela, de Cuba, Peru e Paraguai, deveria destinar esse dinheiro para socorrer hospitais universitários e filantrópicos.



21/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares contesta interpretação do governo sobre a vinculação de recursos para a saúde

Agripino pede que governo retire do Congresso projetos de perdão de dívidas de países africanos

Valadares está solidário ao novo governo no combate à fome

Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará

Valadares defende aprovação de projeto que define recursos para a saúde

Rejeição da DRE assegurou recursos para saúde e educação, afirma Valadares