Antonio Carlos Valadares comemora decisão da Petrobras de suspender investimentos na Bolívia



Ao comemorar a decisão do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de suspender novos investimentos na Bolívia, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) criticou a atitude do presidente daquele país, Evo Morales, de nacionalizar a exploração do petróleo e do gás, considerando-a uma precipitação. A seu ver, Morales agiu traiçoeiramente, ao não dar qualquer sinalização prévia dessa decisão.

VEJA MAIS

- Como parlamentar, tenho direito de protestar contra o tratamento que foi dado pelo governo da Bolívia ao nosso país, que não levou em conta um histórico de amizade, os investimentos no setor e o bom relacionamento dos presidentes - disse, lembrando que recentemente o Brasil havia investido mais de R$ 2 bilhões na construção de um gasoduto, "numa atitude de confiabilidade exagerada".

Valadares também informou ter apresentado requerimento de informações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a fim de obter esclarecimentos sobre a situação de Sergipe com o Tesouro Nacional, em relação ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o senador, nota oficial da Receita teria informado que o estado está em débito com o Tesouro, o que impediria a concessão de empréstimos públicos.

- Desejo que os sergipanos sejam informados preto no branco sobre o que está ocorrendo em relação ao estado de Sergipe: que pontos teriam sido descumpridos e quais as pendências do estado que impedem autorização para contratação de empréstimos - disse.

Nacionalização da exploração do petróleo e do gás na Bolívia movimenta o Plenário



03/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares comemora promulgação da PEC da Alimentação

Antônio Carlos Valadares comemora crescimento do emprego em Sergipe

Antonio Carlos Valadares comemora posse do ministro Ayres Brito na presidência do STF

Arthur Virgílio comemora decisão do STF de suspender efeitos de MP reeditada pelo governo

Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20

Antônio Carlos Valadares faz homenagem a Seixas Dória