Valadares propõe transformação da licença maternidade em licença parental



Projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) propõe que a licença maternidade seja transformada em licença parental, ampliando esse direito ao pai quando a mãe não estiver em condições de usufruí-lo. O objetivo da proposta, além de garantir o cuidado com as crianças, é mudar a situação atual, em que os custos da licença maternidade servem para maior exclusão e discriminação das mulheres no mercado de trabalho.

VEJA MAIS

"Esse tipo de previsão legal, chamada de licença parental, diminui o custo da mão-de-obra feminina, porque ameniza a discriminação de gênero no mercado de trabalho. Nessa ótica legislativa, os filhos são vistos como responsabilidade do casal e não da mulher, exclusivamente", argumenta Valares na justificativa do projeto.

A licença parental seria assegurada ao empregado por todo o período da licença maternidade, ou por período parcial, em caso de morte, de grave enfermidade ou do abandono da criança, bem como nos casos de guarda exclusiva do filho pelo pai, diz o projeto. Para cada filho, nos seus primeiros seis anos de vida, ficaria assegurado aos genitores o direito à licença parental. Esse benefício não poderia exceder, cumulativamente, o limite de seis meses.

Ainda de acordo com o projeto, nas empresas com mais de cinqüenta funcionários, o empregado responsável por menor de até três anos de idade portador de deficiência física, sensorial ou mental, ou de doença que exija tratamento continuado, poderia optar entre o prolongamento da licença parental ou ausências do local de trabalho, por até dez horas, durante a jornada semanal, sem prejuízo de sua remuneração.



13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Na falta da mãe, licença-paternidade terá duração de licença-maternidade

SP propõe estender licença maternidade de servidora para seis meses

OSMAR DIAS PROPÕE LICENÇA-MATERNIDADE PARA TRABALHADORA RURAL

MARLUCE PROPÕE LICENÇA E SALÁRIO MATERNIDADE PARA MÃES ADOTANTES

Projeto de lei institui a licença-parental

Aprovada licença-maternidade de 180 dias