Valadares quer solução para produtores rurais
Os produtores rurais precisam da medida provisória (MP) que estabelece o alongamento das suas dívidas, salientou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) nesta terça-feira (12), após a suspensão da Ordem do Dia em que seria votada a MP. De acordo com o senador, pauta tão importante como essa não pode ser travada por interesses políticos, pois os produtores rurais não têm nada a ver com a briga entre PSDB e PFL, que estaria motivando a obstrução da pauta.
Valadares enfatizou que as dívidas rurais são uma verdadeira novela sem fim, que se arrasta desde a década de 80, e a MP poderia dar a perspectiva de uma negociação efetiva entre os agentes financeiros e os produtores. Os sucessivos planos econômicos acrescentaram ao montante da dívida rural a correção monetária, considerada pelo senador "um veneno".
As medidas adotadas pelo governo, na opinião de Valadares, agravaram o problema, em vez de minorá-lo. É o caso da Lei nº 9.866, que estabelece o alongamento da dívida, só que para isso os produtores são obrigados a comprar títulos do governo e o devedor passa 20 anos pagando juros. O senador alertou que, se o Executivo não assumir a responsabilidade de resgatar esses títulos, todos os produtores vão quebrar.
Valadares denunciou ainda o fato de o governo ter anunciado a criação de um órgão gestor da dívida rural. Para o parlamentar, isso fará que o produtor rural com atrasos nos pagamentos de suas dívidas, seja incluído na dívida ativa da União.
12/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRA vai buscar solução para produtores rurais de Chapadão do Sul (MS)
Ana Amélia busca solução para conflito entre produtores rurais, quilombolas e indígenas no Sul do país
Heloísa quer solução para dívidas dos produtores do semi-árido
Lúcia Vânia quer audiência da CRA com produtores rurais
AMORIM QUER DIMINUIR CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE PRODUTORES RURAIS
Wellington quer anistiar 50% das dívidas de pescadores e pequenos produtores rurais do NE