Wellington quer anistiar 50% das dívidas de pescadores e pequenos produtores rurais do NE



Projeto de lei apresentado pelo senador Wellington Roberto (PMDB-PB) propõe anistia de 50% das dívidas de pescadores e pequenos produtores rurais com o Banco do Nordeste (BNB), contraídas em financiamentos com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A proposta, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), estende a anistia às colônias de pescadores e cooperativas de produtores.

De acordo com o projeto, os saldos devedores, após a aplicação do redutor de 50%, serão refinanciados por dez anos, com três anos de carência, à taxa de juros de 3% ao ano. Os anistiados poderão contrair novos empréstimos junto ao BNB, sem quaisquer embargos e restrições.

- Este projeto de lei vem propor um tratamento justo e racional àqueles que representam o esteio da agricultura, da pecuária e do setor pesqueiro do Nordeste - avaliou o parlamentar.

Na justificação da proposta, Wellington afirma que os pequenos produtores rurais sempre tiveram papel de destaque e relevância na economia nordestina e merecem tratamento favorecido por parte do governo federal. Até a década de 80, acrescentou, os empréstimos agrícolas aos pequenos proprietários tinham juros subsidiados e havia o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que proporcionava ao agricultor cobertura total ou parcial da dívida, em caso de prejuízo e perda da produção, por estiagem, seca ou calamidade pública.

- Infelizmente o tratamento favorecido à agricultura praticamente desapareceu nos anos 90. O Proagro foi desativado. Os recursos financeiros colocados à disposição dos produtores agropecuários passaram a ter custo muito elevado, com juros acima da TR ou da TJLP - disse.

O senador lembrou ainda que, nos últimos seis anos, as condições climáticas têm sido muito adversas, a ponto de inviabilizar o pagamento da maior parte das dívidas de estabelecimentos agropecuários. Em diversas áreas do Nordeste, acrescentou, especialmente no alto sertão da Paraíba, há empobrecimento e insolvência quase que generalizados dos pequenos produtores agrícolas.

19/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Roberto propõe anistia de 50% das dívidas dos pequenos produtores rurais

Papaléo anuncia projeto para anistiar pequenos produtores rurais de multas

Projeto prevê anistia das dívidas de pequenos produtores rurais

Heloísa Helena defende negociação de dívidas de pequenos produtores rurais

MP dos pequenos produtores rurais volta a trancar a pauta

Wellington propõe renegociação de dívida dos pequenos produtores do Nordeste