VALADARES QUER VERBAS ESPECÍFICAS PARA A SAÚDE



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu, nessa quinta-feira (dia 4), a destinação de verbas seguras e definidas para o setor de Saúde, para combater "a situação caótica em que se encontram hospitais públicos em vários estados e municípios do país, em função da falta de recursos". Para ele, há quase consenso no Congresso Nacional sobre a necessidade do setor receber específicas, como já acontece com a Educação.
- A maior parte dos estados e municípios não paga seus débitos com esses hospitais, que acabam dependendo de recursos orçamentários ou de convênios assinados com o governo federal. É o caso do Hospital da Cirurgia, em Sergipe que, depois de 73 anos de bons serviços, enfrenta severa crise de inadimplência, não tendo ainda conseguido pagar o 13° salário de seus funcionários, que agora ameaçam entrar em greve - disse.
Para Valadares, é um absurdo que isso aconteça com um hospital que é referência para todo o Nordeste, principalmente nas especialidades de cardiologia e cirurgia cardiovascular. Em 1999, o hospital atendeu 53.694 pessoas no setor de emergência, 35.196 pacientes no ambulatório, tendo realizado 6.262 cirurgias. Apesar dessa estrutura e importância, o hospital corre o risco de fechar suas portas, lamentou.
Valadares relatou sua visita ao Hospital João Alves, em Aracaju, que também enfrenta crise semelhante.
- Fiquei horrorizado com uma situação caótica, em que dezenas de doentes esperavam atendimento em macas colocadas nos corredores, enquanto uma equipe médica estafada não conseguia atender todos os casos. É urgente socorrer as unidades do Setor Único de Saúde, porque as camadas mais carentes da população não dispõem de outra opção de atendimento - afirmou.

04/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


WALDECK QUER MUDAR DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS DA SAÚDE PARA OS ESTADOS

Maciel quer regras específicas para votações de indicação de autoridades

VALADARES PROTESTA CONTRA ATRASO EM REPASSE DE VERBAS PARA MERENDA

Valadares quer que planos de saúde paguem por serviços descredenciados sem aviso prévio

Valadares defende Marcelo Déda contra acusação de desvio de verbas

RELATOR É FAVORÁVEL À PEC QUE AUMENTA VERBAS PARA SAÚDE