VALADARES TEM EMENDAS PARA PRESERVAR INDEPENDÊNCIA ENTRE PODERES



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) informou hoje (dia 29), durante o quarto dia de discussão da reforma administrativa, que apresentou duas emendas a essa proposta com a finalidade de restabelecer o princípio constitucional que prevê a independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo o senador, exigir que o Supremo Tribunal Federal (STF) só possa fixar os subsídios de seus ministros por lei de iniciativa conjunta dos representantes dos três poderes da União, enquanto não se dá ao Legislativo o mesmo tratamento, "é no mínimo uma grosseria, uma discriminação contra o Judiciário, e fere o princípio da independência entre os poderes", ressaltou.Por isso, o senador apresentou emenda suprimindo o inciso XV do artigo 48 que contém essa determinação.

- Não é simplesmente a fixação de um subsídio que vai determinar se um poder é independente ou não. Existe umprincípio em que a Constituição do Brasil se baseia, o princípio da independência entre os poderes. Subtrair este dispositivo é atentar contra a nossa Constituição - declarou.

Antonio Carlos Valadares também apresentou emenda acrescentando um inciso que fixa o subsídio dos ministros do STF por lei de iniciativa deste.De acordo com o senador, esta emenda visa colocar "no mesmo pé de igualdade" os três poderes, quanto à iniciativa de fixação dos subsídios.

Em aparte a Antonio Carlos Valadares, o senadorOdacir Soares (PTB-RO) afirmou que assinou as emendas por profunda convicção. "Por achar que esses dispositivos atingem cláusulas pétreas, ferem a Constituição", ressaltou .



29/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARTUS AFIRMA QUE RESPEITOU INDEPENDÊNCIA ENTRE PODERES

Nos 190 anos do Legislativo, parlamentares saúdam independência entre os Poderes

Mão Santa exalta independência dos Poderes

Debate sobre independência dos Poderes marca Conferência Internacional

'Prevaleceu a independência dos Poderes', afirma Renan Calheiros sobre decisão do STF

Antônio Carlos Valadares deseja preservar figura do suplente