Valdir Raupp manifesta preocupação com concentração de renda no campo
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (12), sua preocupação com a crescente concentração da renda do setor rural no Brasil, ao longo das últimas décadas.
Citando dados de livro publicado pelo pesquisador e presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, Valdir Raupp observou que em 2006, de acordo com o último censo agrícola, 11% dos produtores rurais brasileiros amealharam 87% do valor bruto de toda produção agropecuária.
Na avaliação de Raupp, os números são preocupantes, uma vez que têm reflexos negativos tanto no que diz respeito ao agravamento das desigualdades sociais, quanto em relação à própria segurança alimentar e à segurança nacional, visto que uma situação ideal seria aquela em que a produção de alimentos, fibras e energia estivesse distribuída entre um número maior de produtores.
— Ao longo das últimas décadas, essa concentração acelerada e intensa não permitiu que os pequenos produtores rurais se adaptassem. Ao contrário dos grandes, e na contramão do mercado, eles estão alijados dos modernos modelos de negócio, não alcançam escala e não conseguem investir em tecnologia, tornando-se incapazes de lidar com as imperfeições do mercado — disse Raupp, observando que, caso persista o cenário atual, em breve a safra brasileira deverá ter apenas pouco mais de 50 mil agricultores responsáveis pela sua produção.
A saída para o problema, na visão de Raupp, seria a ampliação do acesso dos produtores à assistência técnica e extensão rural, bem como à financiamentos bancários.
12/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia manifesta preocupação com o leilão do campo de Libra
Valdir Raupp manifesta expectativa de aumento das exportações para o Irã
Valdir Raupp manifesta indignação com demora na transferência de servidores de RO para a União
Debate na CRA aponta preocupação com concentração no mercado de sementes
Ney Suassuna culpa concentração de renda por fome no Brasil
Augusto diz que reforma tributária não acaba com a concentração de renda