Valdir Raupp pede MP para regular garimpo em terras indígenas



O governo tem que adotar medidas urgentes para evitar e impedir os conflitos de terra que têm ocorrido no Norte do país, caso contrário a matança entre garimpeiros e indígenas vai continuar. O alerta foi feito nesta sexta-feira (14) pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que pediu ao Executivo para preparar e encaminhar, talvez por medida provisória, a regulamentação e o disciplinamento das atividades de garimpos em terras de reservas indígenas.

Raupp citou trechos de depoimentos de autoridades públicas da cidade de Espigão do Oeste, em que está localizada a Reserva Roosevelt - Cinta Larga, em Rondônia, onde indígenas mataram 29 garimpeiros no mês passado. Ele destacou a exposição feita pelo juiz da comarca Leonel Pereira da Rocha, segundo quem a região é hoje "uma terra sem lei, onde os índios estão fortemente armados". Para o juiz, as mortes vão continuar, "pois ali se mata, não se sabe quem mata e ninguém é punido".

O parlamentar concordou com a preocupação manifestada pelo magistrado, pois, em sua opinião, os garimpeiros não vão parar de buscar atividade naquela região, porque não conseguem emprego e têm cobiça. Por outro lado, acentuou, os índios também não vão parar, pois possuem interesses financeiros na garimpagem.

- Nós não estamos aqui para incriminar, condenar, pois quem deve fazer isso é a Justiça. Mas devemos alertar para a necessidade dessa situação acabar, e é o governo quem deve colocar um fim na questão - recomendou Raupp.

Ele também enumerou outra denúncia feita por Leonel, de que a Fundação Nacional do Índio (Funai) nunca se preocupou em colaborar com a justiça local. De acordo com o juiz, detalhou o senador, existem informações de que os próprios servidores do órgãos estariam acirrando os conflitos. "A Funai criou um país dentro de outro país, onde a Polícia Federal e o Judiciário não conseguem entrar", relatou o juiz, segundo descreveu Raupp.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) apoiou as preocupações do orador e disse que foi certa a decisão do Senado em criar essa comissão externa para investigar o episódio.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá cobra regulamentação do garimpo em terras indígenas

Valdir Raupp pede pressa para reforma tributária

Valdir Raupp pede crédito para pequenos produtores rurais

Valdir Raupp pede atenção para a reforma política em agosto

Valdir Raupp pede mais atenção do governo para a pecuária

Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia