Romero Jucá cobra regulamentação do garimpo em terras indígenas
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) voltou a pedir à Câmara dos Deputados a imediata aprovação do projeto de lei de sua autoria que regulamenta a exploração de jazidas minerais em terras indígenas. Se as normas propostas por ele estivessem em vigor, os recentes episódios de violência envolvendo índios e brancos seriam evitados, a exemplo do massacre de garimpeiros ocorrido na Reserva Roosevelt, da tribo Cinta-Larga, em Rondônia, disse o senador.
Ex-presidente da Funai, Jucá informou que a mineração em terras indígenas foi autorizada pela Constituição de 1988, faltando apenas a sua regulamentação, conforme prevê o projeto de sua autoria. Ele também condenou a legalização de garimpos em terras indígenas.
O senador informou que o projeto (PLS 121/95), que aguarda votação na Comissão de Minorias da Câmara, estabelece uma série de normas para a exploração de jazidas minerais em terras indígenas, a começar pela obrigatoriedade de que somente empresas legalmente constituídas, depois de passarem por uma licitação, poderiam realizar a tarefa, desde que devidamente autorizadas pela respectiva comunidade indígena.
O projeto também determina, continuou Jucá, que a exploração mineral será acompanhada pelo Ministério Público Federal, condicionada a manifestações favoráveis da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de órgãos ambientais. Em troca, informou o senador, os índios receberiam recursos provenientes da taxa de ocupação das terras, além do pagamento de direitos (royalties) pela exploração dos minérios.
23/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp pede MP para regular garimpo em terras indígenas
Romero Jucá quer titulação definitiva de terras em Roraima
CRE aprova regulamentação da atuação de militares e policiais em terras indígenas
Mozarildo defende regulamentação de exploração mineral em terras indígenas
Delcídio Amaral defende regulamentação da exploração de recursos naturais em terras indígenas
Valter Pereira pede regulamentação de decisões do STF sobre demarcação de terras indígenas