Valmir Amaral pede controle permanente da hepatite A



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) solicitou ao governo federal uma ação permanente do Ministério da Saúde no controle da hepatite tipo A, principalmente nas áreas mais carentes do país. Ele acredita que a doença está ligada diretamente à falta de higiene da população e a ausência de ações efetivas do Estado, já que as formas mais comuns de transmissão da doença são o contato com fezes e a ingestão de água e alimentos contaminados.

- Como podemos verificar, a hepatite do tipo A é basicamente uma doença do terceiro mundo, da desinformação, do descaso e da falta de vontade política por parte das autoridades sanitárias nacionais em combatê-la. Por isso mesmo, com determinação do Estado, com honestidade e com vontade política, poderemos adotar medidas eficazes para o controle dessa doença - disse o parlamentar.

Valmir Amaral manifestou a sua esperança de essa situação esteja prestes a mudar. Ele citou informações divulgadas pela imprensa segundo as quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a destinação de recursos importantes para a área social, o que significa investimentos significativos em saúde pública, assistência social e saneamento básico.

Segundo informou o parlamentar, o Programa Saúde da Família (PSF) receberá R$ 363 milhões a mais do que no ano passado e o governo deverá contratar mais de 40 mil agentes comunitários, 4,6 mil enfermeiros, 4 mil médicos, 4 mil auxiliares de enfermagem, 3 mil dentistas e 3 mil auxiliares de consultório dentário em todo o país.

Além disso, acrescentou o senador, o governo afirma que garantirá aos municípios que esperam verbas atrasadas do chamado Projeto Alvorada, que tem como objetivo a construção de redes de saneamento básico em nível nacional, recursos da ordem de R$ 598 milhões para a finalização, no prazo de seis meses, das obras que estão pendentes.

- Acreditamos que a correta aplicação desses recursos contribuirá, em médio prazo, para melhorar as condições sanitárias do país e impedir que doenças como a hepatite do tipo A continue a infectar milhares de brasileiros - finalizou Valmir Amaral.



26/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral pede pressa na recriação da Sudeco

Valmir Amaral pede a ação do Estado contra a pirataria

Valmir Amaral pede regulamentação de lei que impede reaproveitamento de seringas

Valmir Amaral pede que Lula ouça clamor das ruas

Valmir Amaral pede que governo estimule consumo de milho

Valmir Amaral pede regulamentação do transporte de crianças em veículos