VALMIR DEFENDE REESTRUTURAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
O senador Valmir Campelo (PTB-DF) afirmou que a crise que atinge a área de segurança pública no país mostrou claramente "a necessidade de uma ampla reforma do aparelho policial brasileiro''. Ele está preocupado com a situação das polícias civil e militar, principalmente depois dos graves distúrbios ocorridos em Belo Horizonte, Maceió e Fortaleza.
Valmir Campelo sugeriu a criação de uma secretaria de modernização, subordinada ao Ministério da Justiça, destinada a controlar a segurança privada, e propôs a criação de ouvidorias e corregedorias em todos os estados, além de conselhos estaduais e municipais de segurança. Como forma de amenizar a crise, defendeu a redução das distorções salariais para diminuir o fosso existente entre o piso e o teto salarial, notadamente na polícia militar.
O senador lembrou que as reivindicações dos policiais dizem respeito ao estabelecimento de piso salarial digno e à melhoria das condições de trabalho, já que desde 1985 vêm-se agravando os problemas das corporações policiais, como a baixa remuneração, a ausência de um programa de formação e aperfeiçoamento do pessoal, a sempre crescenteviolência policial e a falta e o sucateamento de equipamentos.
Valmir ressaltou a coragem e equilíbrio do governo Fernando Henrique Cardoso no enfrentamento da crise policial. O governo, observou o senador, não hesitou em chamar o Exército quando a ordem pública esteve ameaçada em diversos pontos do país, apoiando os governadores e resguardando a integridade das instituições.
12/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reestruturação de órgãos de segurança pública será debatida em comissão
VALMIR: SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MODERNIZARÁ APARELHO POLICIAL
Justiça defende integração de órgãos de segurança pública
Renan defende PEC que destina recursos à segurança pública
Jader defende "mutirão" para segurança pública
JUCÁ DEFENDE MEDIDAS EMERGENCIAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA