Valmir propõe criação da Ouvidoria Geral da República



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apresentou projeto de lei que cria a Ouvidoria Geral da República, que seria responsável pela defesa dos interesses individuais e coletivos contra atos ilegais, injustos ou omissões cometidos por órgãos da Administração Pública Federal. A Ouvidoria Geral passaria a ser vinculada diretamente à Casa Civil da Presidência.

Valmir Amaral disse que Ouvidoria Geral irá modernizar e moralizar a administração pública, e será um canal permanente de comunicação direta entre o cidadão e o governo. De acordo com o projeto de lei, caberia à Ouvidoria Geral "receber e apurar reclamações ou denúncias de cidadãos e instituições, com poderes para determinar aos órgãos competentes a abertura de sindicâncias, auditorias e inquéritos administrativos; recomendar a anulação ou correção de atos contrários à lei ou às regras da boa administração, além de propor medidas de aprimoramento da organização e das atividades da administração pública".

O projeto de Valmir Amaral estabelece ainda que qualquer cidadão brasileiro poderá encaminhar denúncias, reclamações ou sugestões ao ouvidor-geral, que também será o responsável pela requisição de documentos, por ouvir funcionários e requisitar perícias.

02/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon defende criação da Ouvidoria Geral da República

Ademir Andrade propõe a criação de uma ouvidoria parlamentar no Senado

Fonteles propõe mudança no critério de escolha do procurador-geral da República

Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na abertura do Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas - Nova Iorque/EUA

Ouvidoria-Geral da União tem novo titular

Ouvidoria-Geral do SUS recebe mais 5 milhões de ligações em 2010