VALMIR QUER AÇÃO PARA RESGATAR A CIDADANIA DOS IDOSOS



O senador Valmir Campelo (PTB-DF) defendeu hoje (dia 30) uma ação mais efetiva em benefício dos integrantes da terceira idade, afirmando que o crescimento da população de idosos do Brasil reflete a obrigatoriedade de se repensarem políticas e métodos alternativos que visem à reinserção desses cidadãos no processo de desenvolvimento do país.

- Criar alternativas de participação do idoso na sociedade, restabelecendo a importância do cidadão mais vivido mediante o concurso de sua vivência, conhecimento e sabedoria me parecem medidas necessárias e inadiáveis - disse.

Valmir Campelo salientou que graças ao plano econômico em execução pelo atual governo, o Brasil pode hoje orgulhar-se de uma moeda estável e de índices inflacionários bastante civilizados. Entretanto, observou que a assistência ao idoso no país vive em permanente crise e padece de escassez crônica de recursos. "São por demaisconhecidas as péssimas condições de vida da grande maioria dos idosos brasileiros", acrescentou.

O senador lembrou projeto de sua autoria, já aprovado pelo Senado, e que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, contendo diretrizes a serem adotadas pelas administrações municipais com vistas à promoção do bem- estar da população mais idosa.

- Entre outras providência, estou propondo a criação de Conselhos Municipais de Idosos, integrados por representantes da sociedade civil com idade superior a 60 anos, os quais deverão ser ouvidos nas tomadas de decisões administrativas - explicou.

Conforme Walmir Campelo, a sua proposição "tem por escopo aperfeiçoar a Política Nacional do Idoso, promovendo, num primeiro momento, a reintegração social do cidadão da terceira idade, mediante a participação, de fato, nos processos de decisão da vida comunitária". A medida prevê também a obrigatoriedade de manutenção de ambulatórios geriátricos eunidades móveis de atendimento domiciliar ao idoso, nos municípios com população superior a 10 mil habitantes.

- Participando com determinação desse esforço de resgate da cidadania dos nossos cidadãos mais vividos, queroexpressar meu profundo respeito para com esse segmemnto de nossa sociedade, neste período em que se comemora a Semana Nacional do Idoso - acentuou.

30/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


VALMIR QUER RAPIDEZ NA CÂMARA PARA PROJETO SOBRE CONSELHOS DE IDOSOS

Jucá pede ação para resgatar garimpeiros em reserva ianomâmi

Valmir Amaral defende ação do governo para reabilitar a SBPC

Cavalcanti quer museu para resgatar memória da Guerra de Princesa

PROJETO DE VALMIR QUE PREVÊ CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE IDOSOS VAI À CÂMARA

Sibá quer resgatar herança positiva de Vargas