Valter Pereira considera intolerável interferência do Planalto em decisões do Senado



"A intromissão do governo em decisões da bancada é intolerável e acatá-la é submissão", disse nesta terça-feira (9) no Plenário o senador Valter Pereira (PMDB-MS), que responsabilizou o Palácio do Planalto pelo nome dele não ter sido confirmado para relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs. De acordo com Valter Pereira, a ordem para cancelar a indicação partiu do Palácio do Planalto e foi acatada pelo líder do PMDB no Senado Federal, senador Valdir Raupp (RO), sem consulta à bancada do partido. O senador condenou o governo federal pelo veto e lamentou que o líder do PMDB tenha "se submetido à vontade do governo".

- Depois que meu líder me designou para ser relator da CPI das ONGs, um veto do Planalto compeliu meu líder a rifar-me daquela missão. A adesão do PMDB à base aliada não inclui a castração de sua autonomia nem a renúncia de sua personalidade - disse Valter Pereira.

O senador registrou que apóia o governo federal pois o PMDB integra a base do governo, mas acredita que o PT e o PMDB estão confundindo "parceria com submissão". Para Valter Pereira, a relação entre as agremiações precisa ser reavaliada pois o governo federal e o PT estariam interferindo em questões internas do PMDB.

- O governo quebrou a confiança a um integrante da bancada aliada, a um integrante que vem se conduzindo com absoluta disciplina aos compromissos partidários. Basta conferir todas as votações das quais participei para comprovar o quanto tenho acompanhado este governo - disse.

Na interpretação de Valter Pereira, a substituição dos senadores Simon e Vasconcelos da CCJ também se deu de forma abrupta, sem consulta à bancada do PMDB e com interferência do governo federal.



09/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira considera declaração de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro uma agressão

Valter Pereira nega interferência em questões internas da Venezuela

Valter Pereira diz que "um veto do Planalto" impediu que ele fosse relator da CPI das ONGs

Valter Pereira pede regulamentação de decisões do STF sobre demarcação de terras indígenas

Valter Pereira quer retirada de projeto que uniformiza decisões nos Juizados Especiais para estudar texto alternativo

Valter Pereira diz que não é candidato à Presidência do Senado