Valter Pereira critica proposta de reforma tributária do governo



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) citou a importância de realização de uma reforma tributária no Brasil, mas criticou o texto da proposta apresentada pelo Executivo, em tramitação na Câmara. Para ele, a proposição é modesta e não reduz a carga tributária, objetivo final dos que a defendem, e ainda afeta o pacto federativo, já que retira dos estados o poder de legislar sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

- O Brasil tem lugar de destaque no ranking de maiores cobradores de imposto do mundo, e infelizmente, a reforma não traz uma proposta para mudar essa liderança - disse, em discurso nesta terça-feira (9).

Valter Pereira explicou que a matéria - que, segundo ele, não será votada esse ano - cria o Imposto sobre Valor Adicionado Federal (IVA-F), a partir da fusão do PIS/Pasep, da Cofins e da contribuição para o salário-educação. Ou seja, apenas unifica quatro impostos e ainda "deixa outros 70", mantendo o Brasil na liderança entre os países que mais cobram impostos. A proposta também prevê a unificação da legislação sobre o ICMS, "aniquilando a capacidade de o estado legislar sobre sua principal fonte de receita", protestou o senador.

- Não consigo acreditar que o Senado Federal, representante da Federação, vá concordar com o governo em confiscar a autonomia dos estados - disse.

Valter Pereira mencionou ainda que a carga tributária é "um freio para o desenvolvimento, já que o país não cresce, não se expande enquanto tiver carga tributária que repercuta tão intensamente no custo da produção", aliando-se a isso os problemas de infra-estrutura para escoamento da produção. Ele se disse ainda "à disposição" para discutir, melhorar e elaborar uma proposta mais eficiente que a atual.



09/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira vota contra a CPMF se governo não enviar reforma tributária até o fim do mês

Valter Pereira diz que reforma tributária pode prejudicar aposentados

SUPLICY CRITICA PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA DO GOVERNO

Valadares critica proposta de reforma tributária do governo federal

Jarbas Vasconcelos critica reforma tributária proposta pelo governo

Tebet critica proposta de reforma tributária