Valter Pereira defende redução da maioridade penal



Ao criticar as "penalidades brandas" aplicadas a delinquentes jovens no país, como, por exemplo, ao adolescente que participou do assassinato do menino João Hélio, ocorrido no Rio de Janeiro no início de 2007, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu em plenário, nesta segunda-feira (1º), a aprovação da proposta de emenda Constitucional (PEC 20/99) que reduz a maioridade penal para 16 anos.

A apreciação definitiva da PEC pelo Senado, segundo Valter Pereira, esbarra em interpretação equivocada de muitos senadores com relação aos direitos humanos. A proposição já foi apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas, pela falta de interesse da base governista não foi incluída ainda na pauta de votações do Plenário.

- A aprovação dessa mudança, entretanto, esbarra nos freios de anacrônicos paradigmas. A visão desfocada dos direitos humanos tem sido o pior deles. Ao alargar a interpretação de tais princípios, mantém-se a impunidade de uma legião de delinquentes dessa faixa etária - disse.

Em seu discurso, Valter Pereira comentou ainda o artigo "João Hélio e os direitos humanos", publicado pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro no jornal O Estado de S. Paulo.



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira defende redução da maioridade penal

Válter Pereira se manifesta favoravelmente à redução da maioridade penal

Sarney defende redução da maioridade penal

Acir Gurgacz defende redução da maioridade penal

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal

Alvaro Dias defende redução da maioridade penal