Válter Pereira se manifesta favoravelmente à redução da maioridade penal



Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), o senador Válter Pereira (PMDB-MS) manifestou-se pessoalmente favorável à redução da maioridade penal, mas disse que qualquer medida tomada pelo Congresso Nacional irá depender de uma contrapartida dos poderes Executivo e Judiciário. Ele afirmou que a comissão criada no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para, em 45 dias, discutir essa e outras questões relativas à melhoria da segurança pública, deve apresentar uma série de medidas para serem votadas, mas que podem dar em nada.

- Nesses próximos 45 dias, um novo arsenal de medidas será definido e proposto. Mesmo esse arsenal não será suficiente se o Executivo não fizer o dever de casa; se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não entender que é preciso tirar a criança da rua e lhe der vida decente, colocar na escola.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), Válter Pereira disse que a decisão da CCJ, em princípio, lhe trouxe inquietação, uma vez que considera a redução da maioridade penal uma justa cobrança da sociedade, cujos cidadãos vem sendo privados de seu direito básico de ir e vir, "encarcerados em suas próprias casas".

O parlamentar lembrou que, quando foi deputado constituinte, era contrário à imputabilidade penal a partir dos 16 anos. Mas atualmente acredita ter havido uma mudança no perfil dos menores envolvidos em ilícitos e, por essa razão, modificou sua opinião. Para auxiliar sua análise, valeu-se ainda da opinião do magistrado de Goiás, Eder Jorge que, em artigo na Internet, advertiu que o Código Penal de 1969já previa a sanção penal para menor entre 16 e 18 anos, caso esse demonstrasse ter conhecimento do ilícito praticado.

Válter Pereira avalia, no entanto, que a redução da maioridade penal não significa uma solução definitiva para o problema da violência e questionou a oportunidade de uma decisão sobre a matéria.

- Será que esse debate que está havendo acerca da redução da maioridade penal está, de fato, muito verde, precoce, para se enfrentar? - indagou o parlamentar.

Válter Pereira cobrou do Poder Executivo ações concretas de proteção à criança, por meio da educação, como forma de conter a violência, e não somente a construção de instituições prisionais e também do Poder Judiciário que, avalia, deve ser "implacável e negar favores" aos criminosos.

O representante de Mato Grosso do Sul foi aparteado pelos colegas Sibá Machado (PT-AC) e Almeida Lima (PMDB-SE).



28/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira defende redução da maioridade penal

Valter Pereira defende redução da maioridade penal

Valter Pereira manifesta preocupação com rumos da reforma política

Capiberibe se manifesta contra antecipação da maioridade penal

Valter Pereira destaca inovações do novo Código de Processo Penal

CCJ rejeita redução da maioridade penal