Valter Pereira diz que gravações comprovam tentativa de chantagem contra Renan



Na avaliação do senador Valter Pereira (PMDB-MS), a suspeita de que havia uma possível chantagem ou tentativa de extorsão contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o funcionário da Mendes Júnior Cláudio Gontijo foi confirmada depois da divulgação de um conjunto de gravações de conversas mantidas entre a jornalista Mônica Veloso e Gontijo. O senador classificou o advogado da jornalista, Pedro Calmon Mendes, de mentiroso e farsante. Calmon havia dito aos membros do Conselho de Ética que tais gravações não existiam.

- A suspeita de que havia uma possível chantagem ou pelo menos uma tentativa de extorsão já levantava murmúrios e comentários de muita gente que vem acompanhando esse rumoroso caso. Apenas uma voz tornou pública essa suspeita, a do senador Almeida Lima [PMDB-SE]. Ele denunciou com toda clareza e crueza uma suposta tentativa de extorsão através de uma indecente e criminosa chantagem conduzida por aquele advogado - afirmou Valter Pereira.

O senador lembrou que, durante a reunião do Conselho de Ética na qual Pedro Calmon Mendes se pronunciou, assumiu uma postura enfática e dura em sua intervenção após constatar que o advogado estaria faltando com a ética profissional e mentindo. Valter Pereira criticou o fato de Calmon ter revelado que costumava assinar documentos simulados.

Greve

Outro assunto abordado por Valter Pereira foi a quantidade de movimentos grevistas que estão paralisando serviços oferecidos à população. Ele pediu que o governo dialogue com as diversas categorias que paralisaram suas atividades e sugeriu a nomeação de um interlocutor para negociar soluções para as diversas distorções que existem no funcionalismo.

- O Brasil hoje é um país em greve. Nem sei mais quantas greves estão em andamento hoje no país. Há poucos dias, li uma estatística que apontava que cerca de 100 mil servidores públicos encontravam-se em greve. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito advertências duras contra os grevistas e apontado inclusive o caminho que pretende adotar: criar uma nova lei de greve para evitar transtornos à população que depende dos serviços públicos - disse.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Valter Pereira, a falta de provas materiais do relatório pesou no resultado favorável a Renan

Valter Pereira anuncia voto contra CPMF

Valter Pereira anuncia voto contra CPMF

Valter Pereira vai relatar petição do PSOL contra Gim Argello

Discriminação contra as mulheres continua, alerta Válter Pereira

Valter Pereira protesta contra adiamento da vinda de Mantega e Meirelles à CAE