Vanessa Grazziotin defende financiamento público de campanhas eleitorais
Em discurso nesta quarta-feira (3), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a extinção do financiamento privado de campanhas eleitorais e a adoção do financiamento público.
A senadora disse que o plebiscito sobre a reforma política provavelmente não será realizado em tempo hábil para que as mudanças sejam válidas para as eleições de 2014, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calculou em pelo menos 70 dias o tempo necessário para sua preparação.
Mesmo assim, a senadopra disse que apoia a realização do plebiscito, "para que a população seja envolvida nesse debate". A senadora disse concordar com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que também defende o financiamento das campanhas eleitorais exclusivamente com recursos do fundo partidário.
Evo Morales
Vanessa Grazziotin também condenou o fato de países europeus terem proibido que o avião que conduzia o presidente da Bolívia, Evo Morales, voasse em seu espaço aéreo. O incidente diplomático fez com que a aeronave ficasse retida durante várias horas em Viena, capital da Áustria. A proibuição deveu-se a suspeitas de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que está na Rússia em busca de asilo político, estivesse a bordo.
- E se estivesse? O espaço de um presidente é como o espaço de uma embaixada: inviolável! É algo inadmissível o que aconteceu contra o presidente da Bolívia. Nós estamos defendendo não só o presidente Evo Morales, mas a instituição, a autoridade que tem qualquer presidente, de qualquer país do mundo – afirmou Vanessa.
A senadora pediu que os senadores debatam o acontecido durante a sessão deliberativa desta quarta-feira.
03/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sepúlveda defende financiamento público de campanhas eleitorais
Quintanilha defende financiamento público das campanhas eleitorais
JEFFERSON DEFENDE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS
JEFFERSON DEFENDE FINANCIAMENTO PÚBLICO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS
Capiberibe defende votação urgente do financiamento público de campanhas eleitorais
Luiz Henrique defende aprovação de financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais