Vanessa Grazziotin pede estímulo a fábricas de bicicletas e motos



Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (24), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou preocupação com o setor de duas rodas da Zona Franca de Manaus, que são as indústrias que fabricam motos, bicicletas e similares. De acordo com a senadora, o setor emprega cerca de 25 mil pessoas e é o segundo mais importante da Zona Franca, perdendo apenas para o de eletro-eletrônicos.

Vanessa Grazziotin informou que 35% das demissões ocorridas na Zona Franca no primeiro quadrimestre deste ano estão nas fábricas de motos e bicicletas. Já ocorreram 8.673 demissões, quase o dobro do mesmo período do ano passado. A senadora lembrou medidas do governo para aquecer a economia, como a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para automóveis e a concessão de mais crédito.

- Enquanto isso, o setor de duas rodas ficou fora dessas medidas anunciadas – lamentou a senadora.

Vanessa Grazziotin disse que mais demissões devem ocorrer nas empresas de motocicleta. A senadora informou que já comunicou a situação ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo a senadora, medidas de incentivo ao setor já estão sendo elaboradas pelo governo.

- Estamos solicitando incentivos fiscais e abertura de crédito para compra de motocicletas. Do contrário, poderemos viver um grave problema com o aumento das demissões – concluiu.



24/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin critica decreto do estado de São Paulo com incentivos ficais para fábricas de 'tablets'

Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro beneficiam motos e bicicletas

CAS vai discutir incentivo para agentes de saúde comprarem bicicletas e motos

Vanessa Grazziotin pede mudanças na política macroeconômica

Vanessa Grazziotin pede aprovação da PEC do Soldado da Borracha

Claudino quer isenção de impostos para agentes de saúde comprarem bicicletas e motos