Vetado projeto sobre dados de energia em produtos
A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente ontem projeto de lei que incluía a eficiência e o consumo energéticos entre os dados que devem constar na oferta e na apresentação de produtos ou serviços. A obrigatoriedade das informações seria acrescentada ao Código de Defesa do Consumidor, que hoje exige que o fabricante assegure a informação das características e composição dos produtos, além do prazo de validade e dos riscos que podem causar à saúde e à segurança dos cidadãos.
Na justificativa enviada ao Senado, a presidenta explicou que os objetivos da medida já são cobertos por outras iniciativas semelhantes, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
“Apesar do objetivo meritório da proposta, a redação não especifica adequadamente a amplitude de sua aplicação. A previsão não estabelece detalhes quanto aos produtos alcançados por tal obrigação, onerando excessivamente alguns setores, sem garantir correspondente proteção ao consumidor”, diz a mensagem da presidenta.
Fonte:
07/11/2013 08:04
Artigos Relacionados
Sistema reunirá dados sobre acidentes com produtos
Projeto de Hartung isenta de impostos produtos que economizam energia elétrica
Vetado Projeto de Lei com novas regras para municípios
PROJETO QUE REGULAMENTA USO DO CAPUZ FOI VETADO PELO PRESIDENTE
Vetado projeto que flexibiliza recolhimento de habilitação para dirigir
Comissão do Cooperativismo debate projeto de lei vetado pelo governo