Virgílio diz que falta de autoridade leva o país à anarquia e alerta sobre governabilidade



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), cobrou na sessão plenária desta quarta-feira (19) uma demonstração de autoridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire o país das incertezas causadas pelos "desvãos" em que caminha o seu governo. Virgílio citou o noticiário sobre a nota pública do Partido Liberal (PL) contendo pesadas críticas à política econômica, para demonstrar que o governo federal não controla sequer seus aliados e tem se escorado no "bom senso" da oposição para assegurar um mínimo de governabilidade.

- Tenho aqui um retrato da anarquia que começa a se desenhar no país. Anarquia que impera no campo, na cidade, na administração, na relação com o Congresso, na conduta deste (des)governo. Anarquia expressa pelo MST, que organiza claramente uma anarquia, nas barbas do governo, invadindo agora uma fazenda produtiva do empresário Antonio Ermírio de Moraes. Anarquia expressa pela nota do PL, que desafia a autoridade do governo - afirmou Virgílio, exibindo na tribuna os jornais do dia.

O senador amazonense classificou de "espetáculo de cinismo político" a reação do governo federal às duras críticas públicas feitas pelo PL, legenda do vice-presidente José Alencar, ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, chamado de "sabotador" pela nota dos liberais.

- O Planalto reage com indiferença, dizem os jornais. Lula não leu a nota, mas aposta na retratação. Retratação? É essa a reação do governo? O presidente é autoritário ao mandar expulsar um jornalista que o criticou, mas mostra falta de autoridade ao não controlar sua própria base política - disse o líder do PSDB.

Arthur Virgílio recomendou ao presidente Lula que faça uma avaliação de sua conduta e comece efetivamente a governar o país:

- Presidente, medite, e perceba que está levando o país a um grande malogro, a uma grande incerteza. Que respeite este país, comece a governar, cumpra com seu compromisso. É o mínimo que ele pode fazer pelos 53 milhões de brasileiros que estão vendo suas esperanças jogadas ao vento - afirmou Virgílio, referindo-se aos votos obtidos pelo PT nas eleições de 2002.

Para demonstrar o que ele chamou de "crise de autoridade" vivida pelo país, o senador tucano também registrou que piadas e chacotas, na Internet e fora dela, ridicularizam a figura do presidente da República. Virgílio finalizou lembrando que tem sido justamente a oposição que tem demonstrado seriedade e serenidade para colocar em primeiro lugar os interesses do país.

- A oposição vai se cansando de dar os exemplos de bom senso, afinal existem limites para a incompetência, a falta de autoridade e o desrespeito à Nação, que tanta esperança depositou no presidente da República. Se ele quer negociar com a oposição, que mostre pelo menos capacidade para organizar seus aliados - observou.



19/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio alerta para que não se instale crise de autoridade no país

Arthur Virgílio sugere que Lula fale com autoridade sobre "pane logística"

Cristovam alerta para falta de engenheiros no país

Serra quer garantir a governabilidade do País

Entrevista do presidente do Vox Populi leva Arthur Virgílio a anunciar pedido de CPI sobre institutos de pesquisa

Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho