Volta à pauta projeto que assegura estacionamento gratuito em shoppings



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve votar nesta terça-feira (14) projeto que assegura gratuidade no estacionamento para o consumidor que comprovar gastos em lojas de shopping centers que correspondam a 20 vezes a quantia devida pela guarda do veículo. O projeto esteve na pauta na semana, mas teve sua decisão adiada por pedido de vista coletiva.

De autoria do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o texto (PLS 87/2011) prevê que os valores cobrados por estacionamento em shopping center devem ser estabelecidos em frações de cinco minutos. Segundo a proposta, não haverá cobrança se a utilização do estacionamento se der por período inferior a 15 minutos.

O projeto ainda atribui aos municípios a responsabilidade de fixar os valores máximos por hora de estacionamento, em função do mercado imobiliário local e de outras opções disponíveis para os usuários na mesma região.

Emenda do relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), estabelece reserva de vaga, sem prejuízo do pagamento devido, de 5% para pessoas com mais de 65 anos e de 2% para veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

Depois da CAE, a matéria será apreciada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que terá decisão terminativa.

Djalba Lima e Gorette Brandão / Agência Senado



13/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Enquete sobre estacionamento gratuito em 'shoppings' mobiliza internautas

Projeto que assegura estacionamento gratuito em shopping será votado na próxima terça

Adiada decisão sobre gratuidade em estacionamento de 'shoppings'

Estacionamento em 'shopping centers' pode se tornar gratuito para quem fizer compras

Estacionamento do Aeroporto de Presidente Prudente volta a operar com 300 novas vagas

Projeto sobre transporte gratuito para doentes de localidades distantes está na pauta da CCJ