Voluntária repete experiência nos Sul-Americanos
A Copa das Confederações, disputada no mês de junho do ano passado, despertou na carioca Matilde Mola, de 51 anos, o desejo de trabalhar como voluntária. Ela gostou tanto da experiência vivida, que saiu do Brasil para ir ao Chile para contribuir como voluntária para auxiliar o público, atleta, comissões técnicas e jornalistas durante a realização dos Jogos Sul-Americano em Santiago. “A Copa das Confederações foi uma experiência muito positiva e animadora. Tanto que fez com que eu virasse voluntária mesmo. Depois que passou a competição, eu passei a sempre trabalhar como voluntária”, conta Matilde.
No trabalho dos voluntários não existe rivalidade entre os países Sul-Americanos, pelo contrário, todos estão em uma só missão, ajudar o próximo. Além de Matilde, outros 11 brasileiros estão em Santiago com o mesmo comprimisso. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Porque além de você conhecer como funciona a estrutura, as pessoas e a cultura, estou sendo muito bem recebida pela equipe de voluntários chilenos. Estamos em uma união muito grande, não existe uma competitividade”, revela.
O próximo trabalho voluntário de Matilde já tem data marcada, será durante a Copa do Mundo de Futebol Fifa, entre o dia 12 de junho e 13 de julho. “Vou participar da Copa do Mundo e vi as inscrições para os Jogos Sul-Americanos e me candidatei. A oportunidade de vir ao Chile contou muito, pois o meu desejo é ir aos Jogos Pan-Americanos que serão disputados em Toronto, no Canadá, em 2015”, explica a carioca.
Os Jogo Sul-Americanos entram no contexto dos grandes eventos esportivos capazes de reunir delegações de vários países na disputa de diversas modalidades simultaneamente. São delegações de 14 países — Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela — que estão reunidos em Santiago, no Chile, até o dia 18 de março.
Brasil Voluntário
Para a Copa do Mundo de 2014, o governo federal conta com o programa Brasil Voluntário. No Mundial de futebol, a atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia, nas cidades onde houver. Nestes locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.
Para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o Brasil Voluntário irá selecionar inscritos para atuar nas doze cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Se você se interessou pelo trabalho voluntário no Mundial de Futebol, as inscrições estão abertas e irão até o dia 16 de março de 2014.
Fonte:
Ministério do Esporte
12/03/2014 17:50
Artigos Relacionados
Vôlei ganha experiência internacional nos Jogos Sul-Americanos
Garotinho repete acusações
FH repete a Bush recado francês
Balanço indica que PAC 2 repete bom desempenho de 2010
Lina repete declarações de início da reunião
Ciro repete crítica e Serra recorre ao TSE