WALDECK PREVÊ MELHORES DIAS PARA LAVOURA CACAUEIRA



O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) disse hoje (dia 7) que, depois de anos de crise, a lavoura cacaueira do sul da Bahia deve melhorar consideravelmente a sua produtividade e voltar a firmar-se como um dos grandes pólos de desenvolvimento do Nordeste.

Segundo ele,a vassoura-de-bruxa,praga que sempre ameaçou as plantações de cacau e foi responsável pelo declínio da produção da fruta, está sendo eficazmente combatida com as linhas de recursos destinadas pelo governo federal para esse fim. Tal fato ocorre, como acentuou, desde a implantação de técnicas que visam a clonagem das mudas em substituição às sementes plantadas e em crescimento, que já estão prejudicadas pela vassoura-de-bruxa.

- Os "jardins de clonagem", conforme se denomina o programa de recuperação baseado em pesquisas da Ceplac, já estão substituindo as plantações comprometidas pela vassoura-de-bruxa. Ao lado dos reduzidos preços internacionais pagos pelos importadores de cacau, a praga é a maior responsável pela decadência da lavoura cacaueira - assinalou Waldeck Ornelas.

A propósito, Waldeck ressaltou recente visita que o governador da Bahia, Paulo Souto, fez ao secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente, para apresentar os resultados das pesquisas sobre o cacau, reivindicando ainda a liberação de recursos já destinados àquele programa de recuperação desde l994. Na época, o senador Antonio Carlos Magalhães liderou uma luta junto ao Executivo para viabilizar a execução de todo o programa, que ainda deve receber recursos da ordem de R$ 210 milhões para nova orientação e finalizaçãodas atividades.

De acordo com o senador, Paulo Souto levou ainda ao conhecimento do secretário Pedro Parente o otimismo com que a população e os produtores de cacau e outras atividades agrícolas do Sul da Bahia vislumbram uma nova realidade, não só com a recuperação da lavoura cacaueira, como também pela implementação de fábricas de calçados e de equipamentos esportivos em Itabuna e em diversos municípios baianos, fato que levará à geração de milhares de empregos.

Waldeck Ornelas acrescentou que também o incremento do turismo no sul da Bahia, com o aumento de aeroportos nas cidades do interior e litorâneas, tais como Ilhéus, Canavieiras e outras, que recebem inclusive aviões de grande porte, é outro fato alentador para o futuro econômico daquela região baiana.

O senador reivindicou maiores investimentos de outros agentes financeiros, como o BNDES, no sul da Bahia, "não só para micro e pequenas empresas," salientando que o Banco do Nordeste (BNB) tem capacidade para gerir negócios de grandeporte com recursos que forem colocados à disposiçãonaquela área, uma vez que foram extintos os incentivos fiscais por recente medidaprovisória aprovada pelo Congresso.



07/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA debate problemas da lavoura cacaueira

Ministro anuncia investimento de R$ 300 milhões por ano na lavoura cacaueira

Ministro falará na Comissão de Agricultura sobre lavoura cacaueira

Valdir Raupp diz acreditar em dias melhores para a educação do Brasil

ACM solicita ao governo providências para reabilitar a cultura cacaueira

Trabalhismo já teve dias melhores no estado