Waldeck propõe comissão para acompanhar recuperação do São Francisco
Waldeck explicou que o Rio São Francisco passa por uma grave degradação ambiental por causa do assoreamento do seu leito e alertou para o perigo da crença de que as chuvas vão resolver o problema. Segundo o senador, é preciso tomar medidas urgentes e inadiáveis, como o controle da situação na borda do lago de Sobradinho, muito utilizado pela agricultura irrigada; a utilização dos recursos do Pro Água nas ações de recuperação; a dragagem do canal de navegação, no período de seca, e o aumento das linhas de transmissão de energia elétrica do Norte para o Nordeste, especialmente das usinas de Serra da Mesa e de Tucuruí.
O senador também alertou para os problemas que estão sendo ocorrendo no setor de fruticultura do pólo Petrolina-Juazeiro, devido ao racionamento de energia. A redução do consumo em 10%, com base em maio do ano passado, um período de menor produção e de muita chuva, está trazendo dificuldades para os produtores, que reduziram de 18 para 12 horas o tempo de bombeamento de água, informou o senador. A conseqüência, alertou, é que as frutas não estão alcançando a qualidade exigida para o mercado externo.
O senador José Alencar (PMDB-MG) solidarizou-se com Waldeck e disse que é um erro fazer a medição do consumo de energia em épocas diferentes das de pico da produção. "É preciso comparar épocas iguais, principalmente em atividades sazonais como a agricultura", afirmou.
05/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Waldeck Ornelas propõe debate sobre recuperação do São Francisco
José Nery propõe comissão mista do Congresso para acompanhar projeto de integração do São Francisco
Waldeck Ornélas propõe tramitação rápida para projetos de comissão temporária e temática
WALDECK ORNELAS PROPÕE COMISSÃO MAIS ABRANGENTE
CPI PROPÕE COMISSÃO DO SENADO PARA ACOMPANHAR SISTEMA FINANCEIRO
Hartung propõe comissão especial para acompanhar Alca