Walter Pinheiro critica critério de distribuição do FPM




O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta quinta-feira (20) mudanças nos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o senador, o critério de distribuição com base na população, adotado atualmente, gera distorções e a possibilidade de perdas bruscas de receita a alguns municípios.

Atualmente, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é composto por 22,5% da arrecadação com o Imposto de Renda e com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Para a distribuição, os municípios são divididos em 16 faixas populacionais e recebem de acordo com o número de habitantes. Em 2010, a diminuição da população significou perda de receita para 172 municípios, segundo o senador.

Walter Pinheiro explicou que um município que muda de coeficiente de cálculo do FPM, com base na população, pode sofrer variações consideráveis em suas receitas.

- Um município, quando varia do coeficiente de 0,6% para 0,8%, pode até festejar porque sua receita cresce 33%. Já o município que cai de 0,8% para 0,6% perde um quarto da sua receita.

Segundo o senador, as perdas repentinas geram problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o Orçamento é aprovado com base na última faixa de arrecadação em que o município esteve.

- Como é que esse município vai cumprir o orçamento? E aí vem a cobrança dos tribunais de contas, dizendo: o senhor fez um orçamento, e, agora, a execução orçamentária não é compatível com a aprovação nem com a autorização que a Câmara de Vereadores porventura tenha procedido - argumentou o senador, que defendeu, ainda, a vinculação dos recursos do fundo a áreas específicas, para evitar desvios.

Walter Pinheiro informou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discutirá o FPM em audiência pública. A intenção é convidar representantes do Ministério da Fazenda, do Tesouro Nacional, do IBGE e dos municípios.



20/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro acha possível novo critério para FPE em fevereiro

Walter Pinheiro vê lógica perversa na distribuição do FPM

Wellington defende aprovação de proposta de Walter Pinheiro para distribuição do FPE

Walter Pinheiro defende urgência na votação das novas regras de distribuição do FPE

Walter Pinheiro critica contratação de cabos eleitorais

Walter Pinheiro critica limitação do voto aberto a cassações e veto