Walter Pinheiro pede aprovação da lei de acesso à informação
Com a volta da proposta que regulamenta o acesso a informações públicas (PLC 41/10) ao noticiário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) pretende conversar com o presidente do Senado, José Sarney, nesta terça-feira (14), na tentativa de sensibilizá-lo sobre a necessidade da aprovação do projeto para a consolidação da democracia brasileira. Pinheiro é o relator do PLC 41/10 na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
Para o senador, mais importante do que revelar informações do passado, a proposta tem o papel de assegurar a transparência dos governos no presente e no futuro.
- O projeto tem duas funções fundamentais: favorecer o acompanhamento e a publicização das ações de governo, ajudando inclusive o governante, já que as informações divulgadas podem ser contestadas imediatamente, e incentivar a interação da sociedade com o governo - explicou.
Walter Pinheiro ressaltou ainda que, pelo projeto, informações consideradas ultrassecretas poderiam se manter sigilosas por 25 anos, renováveis por mais 25 anos. E neste período, a própria lei de acesso à informação pode ser revisada, corrigida ou aprimorada pelo Congresso Nacional.
De acordo com o projeto, uma Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que deverá ser composta por ministros e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, terá a missão de enquadrar as informações públicas por grau de sigilo em ultrassecretas, secretas e reservadas. Para cada uma dessas classificações há um prazo para a permissão de divulgação: 25, 15 e 5 anos, respectivamente, sendo possível uma renovação por igual período.
13/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro pede votação do projeto que regula acesso a informações
Walter Pinheiro comemora aumento do acesso à banda larga no Brasil
Walter Pinheiro comemora acesso dos jovens negros às universidades públicas
Walter Pinheiro comemora aprovação do PPA pelo Congresso
Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP
Walter Pinheiro defende aprovação do novo FPE até 12 de dezembro