Wellington Dias acredita que União definirá em breve percentual da receita para saúde
O senador Wellington Dias (PT-PI) manifestou nesta quinta-feira (12) sua esperança na definição pelo governo, nos próximos dias, de um percentual mínimo a ser destinado pela União para o financiamento da saúde. De acordo com o senador, a presidente Dilma Rousseff, durante encontro com os líderes partidários no Senado e na Câmara, teria dito que a União poderia destinar um mínimo de 15% de sua receita corrente líquida para a saúde.
Wellington explicou que, atualmente, somente os estados e municípios têm percentuais definidos pela lei que regulamentou a Emenda Constitucional nº 29. Aprovada em 2011, a lei estabelece que o mínimo a ser aplicado pela União é definido com base no valor empenhado no ano anterior acrescido da variação nominal do produto interno bruto (PIB).
- Assim como os estados são obrigados a aplicar o mínimo de 12% e os municípios são obrigados a aplicar o mínimo de 15%, a União aplicará o mínimo de 15% das suas receitas correntes líquidas. A meta é alcançar um valor bem maior; e na medida em que formos definindo receitas, poderemos fazer isso. E fazer isso, eu diria – por isso comemoro –, sem criação de novos impostos – ressaltou.
Wellington defendeu um sistema de saúde cada vez mais descentralizado e afirmou que, para isso, é necessário um volume maior de recursos para contratação de um “exército de profissionais”, entre eles, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, entre outros. Em sua avaliação, a destinação de um percentual mínimo de recursos por parte da União para a área da saúde irá permitir a ampliação dos investimentos necessários no setor.
O senador também defendeu a implantação, com o uso da tecnologia avançada, de um cartão do Sistema Único de Saúde, que permitirá ao cidadão o acesso à memória de toda a sua situação de saúde e, ao mesmo tempo, o controle dos gastos do país em relação a sua pessoa.
- Isso é uma mudança, radical tanto no controle da corrupção quanto para permitir que o país tenha uma memória para balizar o seu planejamento – afirmou.
12/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias acredita em rápida solução para dívidas de agricultores nordestinos
Wellington Dias acredita em consenso na votação dos 'royalties' do petróleo na Câmara
Wellington Dias acredita em acordo sobre distribuição de recursos da exploração do petróleo
Dornelles e Wellington Dias propõem que União abra mão de receitas para facilitar acordo sobre 'royalties'
Ângela Portela apoia destinação de 10% da receita da União para a saúde
Wellington Dias diz que sua proposta não prejudicaria União nem produtores de petróleo