Wellington Dias comenta pronunciamento de Dilma Roussef



O senador Wellington Dias (PT-PI) comentou, em Plenário, o pronunciamento feito na tarde desta segunda-feira (24) pela presidente Dilma Rousseff. No discurso, a presidente falou sobre as reivindicações da população que tem se manifestado em todo o Brasil e propôs soluções como a realização de um plebiscito sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para tratar de reforma política.

- Embora com uma pauta muito grande, com muitos pontos, compreendendo que, ainda assim, a manifestação é muito importante, porque são muitos os problemas. Acho que há certo desejo silencioso que agora explode, vem às ruas – afirmou o senador.

O pronunciamento da presidente foi feito antes de reunião com prefeitos e governadores no Palácio do Planalto. Dilma Roussef propôs pactos em favor do Brasil no equilíbrio fiscal, educação, saúde e transporte público, além da reforma política.

Entre as medidas propostas pela presidente está uma colaboração entre os entes federados para resolver os problemas da mobilidade urbana. O alto custo das tarifas foi o que motivou o início dos protestos. A presidente anunciou investimentos de R$ 50 bilhões do governo federal em obras de mobilidade nas cidades.

Na área política, outro tema recorrente nas manifestações, a presidente propôs a discussão de uma nova legislação que trate a corrupção como crime hediondo. Essa mudança já está prevista no projeto de lei do senado (PLS) 660/2011, apresentado pelo senador.

- Não tem um corrupto se não tem um corruptor e a nossa legislação precisa tratar de forma muito especial sobre isso – defendeu.

Sobre o plebiscito para a convocação de uma Constituinte que discutiria a reforma política, o senador afirmou que o tema é prioritário para a sociedade.

Apartes

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse ter considerado o pronunciamento contundente, à altura da gravíssima crise que o Brasil vive. Randolfe afirmou que apoiará uma nova Constituinte, desde que os integrantes não sejam os atuais congressistas.

Já Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou pontos do pronunciamento, mas se disse satisfeito pelo fato de a proposta de Constituinte exclusiva, nascida nos debates no Senado, ser aceita e defendida pela presidente.

Paulo Paim (PT-RS), por sua vez, afirmou que está claro o desejo da população de fazer uma reforma política. Para ele, o Congresso precisa encaminhar de imediato uma proposta sobre o tema.



24/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada audiência com Dilma Roussef

Encerrada audiência pública com Dilma Roussef

Wellington Dias comemora pesquisa favorável ao governo Dilma

Wellington Dias destaca medidas anunciadas por Dilma a prefeitos

CAE vai discutir construção de refinaria no Nordeste com Dilma Roussef

Para Wellington Dias e Agnelo Queiroz, Dilma vai superar desafios