Wellington Dias registra retomada de leilões para exploração de petróleo
Em pronunciamento nesta segunda-feira (13), o senador Wellington Dias (PT-PI) registrou a retomada de licitações de áreas para exploração de petróleo, suspensas desde 2008 por conta das discussões sobre o marco regulatório do setor.
Nesta terça-feira (14), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) promove a 11ª rodada para exploração das áreas petrolíferas. Com duração de dois dias, o leilão abrange 289 blocos em 23 setores, distribuídos em 23 bacias sedimentares do país, e será realizado no Rio de Janeiro.
Com as novas regras de exploração do petróleo em regime de partilha, aprovadas no ano passado pelo Congresso, o país terá agora condições de ampliar a exploração dos blocos de petróleo e gás natural, disse Wellington Dias.
O senador assinalou que o leilão contará com a participação de 64 empresas brasileiras, além de petrolíferas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, entre outros países.
Wellington Dias informou que o Piauí conta com um bloco de 14 lotes da bacia sedimentar do Parnaíba incluído no leilão. Os lotes equivalem a uma área de 20 mil quilômetros quadrados e abrangem 34 municípios do estado, explicou.
De acordo com o senador, estudos científicos indicam que a exploração do petróleo permitirá a construção de um gasoduto e de uma estrada de ferro no Piauí. O potencial dos setores mineral e energético no estado vem recebendo atenção especial, pois permitirá a atração de novos investimentos, afirmou.
Wellington Dias ressaltou ainda que o Piauí tem uma das regiões ferríferas de grande potencial no país, além de reservas de níquel e argila branca, utilizada na produção de cerâmicas.
13/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias defende regime de partilha para exploração do petróleo do pré-sal
Wellington Dias acredita em acordo sobre distribuição de recursos da exploração do petróleo
Wellington Dias apela à bancada do Rio em favor de novos critérios para 'royalties' do petróleo
Wellington Dias defende uso de recursos do petróleo na educação
Wellington Dias diz que sua proposta não prejudicaria União nem produtores de petróleo
Wellington Dias defende sanção a projeto dos 'royalties' do petróleo