Wellington Salgado diz que erraram os que votaram contra a CPMF
Da tribuna, nesta quinta-feira (13), o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) afirmou que os senadores que votaram contra a prorrogação da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF) "erraram, e erraram feio". Ele disse que o estado que representa perderá R$ 3 bilhões em recursos arrecadados por meio da CPMF vinculados à saúde.
O parlamentar lamentou que senadores tenham duvidado de documento assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, minutos antes da votação da matéria, propondo a destinação total para o setor da saúde dos recursos arrecadados com a CPMF. Ele disse que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) agiu acertadamente ao propor a suspensão da votação até que a proposta de Lula fosse analisada - o que não foi, porém, aceito pelos demais parlamentares, que votaram em seguida a proposta.
Wellington Salgado afirmou que os preços dos bens e serviços não vão diminuir, como alegaram os que votaram contra a CPMF. Ele lamentou também que agora o governo tenha que procurar outra fonte de recursos para as ações financiadas com a arrecadação da CMPF.
O senador elogiou o governador Aécio Neves, do PSDB, que minutos antes da votação ainda ligava para os outros senadores do estado - Eduardo Azeredo (PSDB) e Eliseu Resende (DEM) - pedindo seus votos. Disse também que não votaria contra os interesses do estado que representa, mesmo que o líder de seu partido lhe pedisse.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que Wellington Salgado não deveria revelar conversas que ouve a seu lado.
- Vossa Excelência disse que ouviu o governador ligando. Mineiro é discreto. Minas Gerais precisa honrar esta cadeira - afirmou o representante do Piauí.
Em outro aparte, da presidência da sessão, o senador Mão Santa (PMDB-PI) condenou o desequilíbrio da distribuição dos recursos arrecadados com impostos e contribuições entre os entes da federação, com o predomínio da União em detrimento de estados e municípios.
13/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Salgado diz que, sem CPMF, MG perde R$ 3 bilhões
Wellington Salgado diz que CPMF atinge faixa pequena da população
Wellington Salgado é o novo relator do processo contra Renan
Wellington Salgado protesta contra invasão do diretório do PMDB em Uberlândia
Wellington Salgado cobra posição sobre seu requerimento contra CPI do Apagão Aéreo
Wellington Salgado disse que votou contra o relatório da CPI por terem sido incluídos nomes de inocentes