WILSON QUER LOGO DISCUSSÃO DE EMENDA SOBRE PLEBISCITO
O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) acha que na primeira quinzena de março o Senado deve começar a discutir a proposta de emenda constitucional de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que convoca um plebiscito para que a população autorize ou não uma revisão constitucional em 1999. Na opinião de Carlos Wilson, a proposta Simon é uma oportunidade de dar ao Brasil um desenho institucional e político definitivo.
- O próximo Congresso só poderá ter poderes constituintes se a população aprovar isso mediante plebiscito. E mudar para tornar as regras definitivas é importante porque não é mais possível que, a cada eleição, se tenha uma lei eleitoral diferente - observou.
Uma lei eleitoral definitiva, instituições mais fortes e o aperfeiçoamento democrático são apontados por Carlos Wilson como mudanças significativas a serem propiciadas pela emenda Simon. "Nós temos também que fortalecer os partidos políticos e fazer valer a fidelidade partidária", disse o senador, argumentando que um parlamentar ou um governador não podem se eleger por um partido e mudar de legenda logo depois da posse.
- O mandato não pertence ao cidadão, pertence ao partido pelo qual o parlamentar ou governador foi eleito - argumentou o senador.
Carlos Wilson também destacou a disposição com que o Senado trabalhou nesse período de convocação extraordinária.
19/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMENDA CONSTITUCIONAL DO PLEBISCITO SERÁ VOTADA LOGO
SENADO INICIA DISCUSSÃO DE EMENDA QUE CONVOCA PLEBISCITO PARA DECIDIR REVISÃO
Governo quer votar logo emenda que limita a edição de MPs, diz Jucá
SESSÃO PLENÁRIA: Vieira quer que emenda do plebiscito seja votada até a eleição
EMENDA QUE PREVÊ PLEBISCITO SOBRE REVISÃO CONSTITUCIONAL VOLTA À CCJ
REALIZADO O PRIMEIRO DIA DE DISCUSSÃO DA EMENDA SOBRE A DRU