Wilson Santiago defende mais recursos para acabar com analfabetismo




Ao lembrar que o Nordeste é a região do país com o maior número de analfabetos, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu mais recursos e incentivos para a educação. Ele lembrou que, nos municípios com maiores taxas de analfabetismo, os índices de desenvolvimento humano (IDHs) são menores "e o desenvolvimento demora a chegar".

O parlamentar citou estimativas de que a taxa de analfabetismo funcional no Nordeste está em torno de 30,8%. E de que cerca de 40% da população nordestina com mais de 50 anos é analfabeta ou semianalfabeta. Nesse contexto, ele ressaltou que a Paraíba - estado que representa - registra um dos maiores índices de analfabetismo do país.

- Durante muitos anos, até 2002, a Paraíba foi a quarta economia do Nordeste. Hoje é a segunda pior economia da região - lamentou.

Por essas razões, Wilson Santiago elogiou iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), recém-lançado pelo governo federal. O senador afirmou que medidas como essa representam "um grande passo" para a qualificação profissional dos jovens brasileiros mais pobres. Ele estima que há cerca de 3,5 milhões de pessoas entre 18 e 24 anos sem emprego e sem qualificação no país.

Wilson Santiago também elogiou o programa para erradicação da pobreza extrema, que o governo federal pretende lançar ainda este mês. Ele lembrou que um dos pontos desse programa será justamente o combate ao analfabetismo. E observou ainda ser fundamental valorizar os professores inclusive com boas remunerações.



06/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago defende partilha igualitária de recursos do pré-sal

Wilson Santiago comemora aumento de recursos para educação

Wilson Santiago pede liberação de recursos devidos aos municípios

Wilson Santiago defende sigilo no RDC

Wilson Santiago defende alteração no traçado da Transnordestina

Wilson Santiago defende mudanças no sistema eleitoral