Wilson Santiago faz sugestões para aprimorar o Prouni




Em discurso nesta terça-feira (12) no Plenário, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) apontou o programa Universidade para Todos (Prouni) como "uma das melhores iniciativas do governo federal na última década".

- A principal virtude do programa reside no fato de identificar e corrigir as desigualdades nas oportunidades de acesso ao ensino superior na Brasil - afirmou.

Apesar de elogiar o programa, Wilson Santiago disse acreditar que alguns pontos do ProUni merecem reparos. O senador disse perceber "certo desequilíbrio na participação das bolsas integrais", pois de 2005 a 2010 apenas 57% dos beneficiados receberam a bolsa de forma integral. Para o senador, é preciso um número maior de bolsas integrais para beneficiar ainda mais os menos favorecidos.

- Esse fenômeno vem fazendo com que das mais de um milhão de bolsas oferecidas somente 800 mil sejam aproveitadas - disse o senador.

Wilson Santiago acredita, ainda, que a oferta de bolsas do Prouni deveria levar em conta o aspecto populacional. Ele disse que o estado da Paraíba, que tem 2% da população brasileira, foi beneficiado com apenas 0,7% das bolsas do programa - o que representa menos de 8 mil bolsistas contemplados. Para o senador, é importante mudar essa situação, pois "corre-se o risco de, ao contrário do pretendido, o Prouni não estimular o desenvolvimento das regiões mais carentes". O senador disse ainda que os ajustes no programa podem "construir um Brasil melhor".

- Estamos diante de uma oportunidade de aprimorar as características que estruturam um programa tão importante para o Brasil e para os brasileiros - concluiu.



12/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PDT apresenta sugestões para aprimorar PAC

Wilson Santiago comemora aumento de recursos para educação

Wilson Santiago alerta para cobranças abusivas dos bancos

Wilson Santiago alerta para crescimento da violência no país

Wilson Santiago quer incentivos para uso de energia limpa

Wilson Santiago pede atenção para vigência da Lei da Ficha Limpa